História do Cine Rio Negro

Por Redação Click Riomafra - 28/01/2017
Exibição com casa cheia no Cine Rio Negro no início dos anos de 1930.
Exibição com casa cheia no Cine Rio Negro no início dos anos de 1930.

Edificado no início do século XX, o Cine Rio Negro foi motivo de orgulho para a cidade por muitas décadas. Suas atividades incluíram além de exibição cinematográfica, espetáculos teatrais e variedades.

Em 1929, Djalma Forjaz, no livro do Centenário da Colonização Alemã, descreveu o orgulho dos rionegrenses, por esse empreendimento da seguinte maneira:

Dotado de todos os requisitos de hygiene, conforto e seguran√ßa o ‚ÄúTheatro-Cinema Rio Negro‚ÄĚ √© dessa forma um estabelecimento modelar e de consumada esth√©tica. (FORJAZ, 1919, p.137)

O aparecimento das salas de cinema s√£o testemunhas de uma era veloz de profundas transforma√ß√Ķes tecnol√≥gicas ocorrida no s√©culo XX. As descobertas dos Irm√£os Lumi√©re rapidamente chegaram aos centros urbanos propiciados pela implanta√ß√£o dos sistemas de distribui√ß√£o el√©trica, que aqui em Rio Negro se deu em 1912, e dos projetos urban√≠sticos e sanit√°rias, implantados nos grandes centros principalmente ap√≥s o advento do sistema republicano.

Como testemunha dessas transforma√ß√Ķes, o Cine Rio Negro iniciou suas atividades quando as apresenta√ß√Ķes cinematogr√°ficas ainda eram mudas, sendo acompanhadas por m√ļsicos que tinham a miss√£o de transmitir a emotividade aos espectadores e em consequ√™ncia precisavam ser extremamente h√°beis e dotados de grande capacidade de improviso, visto que na maioria das vezes chegavam para a sess√£o sem ter visto o filme.

Como prova de intensa vida cultural na cidade de Rio Negro da d√©cada de 1920, o historiador Raul de Almeida demonstra que n√£o precisava trazer m√ļsicos de fora. Segundo Raul:

Fazer hist√≥ria √© lembrar, as figuras de Martha Schaller e Leonardo Tyreck, que nos deitavam nas sess√Ķes de cinema mudo daqueles tempos de 1920, executando n√ļmeros de acordo com o desenrolar da ‚Äúfita‚ÄĚ, isto √©, suaves quando as cenas eram rom√Ęnticas, ou forte, quando ela era movimentada, ou jocosa se o assunto era c√īmico (ALMEIDA, 1976, p. 128)

Depois da Segunda Guerra Mundial, o avan√ßo tecnol√≥gico se intensifica e acaba afetando todas as estruturas da vida humana em coletividade. O cinema torna-se uma grande ind√ļstria dirigida por corpora√ß√Ķes que se tornam grandes monop√≥lios, e com o passar dos anos acabam centralizando as salas de cinema em grandes estabelecimentos e muitas vezes reprodutores do mesmo filme.

Aliado à essa transformação, o advento da televisão e do vídeo cassete possibilitou a apreciação do cinema de maneira mais introspectiva, literalmente mais caseira. Dessa forma os cinemas tradicionais perderam espaço, massacrado pelas novas tecnologias e pela massificação dos filmes hollywoodianos em grandes centros.

Fonte: Arquivo P√ļblico Municipal de Rio Negro

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