Centro Paleontológico (CENPÁLEO) – Museu da Terra e da Vida

Expõe fósseis e evidências geológicas sobre o que aconteceu no Sul do Brasil há cerca de 300 milhões de anos. Há acompanhamento de grupos em roteiros de campo, mediante agendamento prévio.

O que significa a sigla “CENPÁLEO – UnC/Mafra”

CENPÁLEO: Centro Paleontológico
UnC/Mafra: Universidade do Contestado, Campus de Mafra, a qual o CENPÁLEO está inserido.

Por que é centrado em Mafra?

1. Porque em Mafra existe um conjunto muito valioso de evidências de importantes episódios da história do planeta e da vida no Permiano, ou seja, antes de aparecer os dinossauros.

2. Porque Mafra se situa na fronteira entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Ambos estão entre os mais ricos do Brasil (e únicos no mundo quanto a alguns aspectos) em sítios que testemunham a história da crosta terrestre e da vida que aqui se desenvolveu durante a Era Paleozoica, complementando os episódios conhecidos em Mafra.

3. Num maior âmbito, Mafra está quase equidistante dos principais outros importantes sítios geológicos e paleontológicos da bacia sedimentar do Parará, de Goiás ao Uruguai.

Qual é o objetivo do CENPÁLEO?

Visa dar continuidade às pesquisas científicas sobre as rochas, fósseis e ecossistemas da região, gerando um patrimônio maior: o conhecimento. Visa também preservar importantes sítios e apoiar o desenvolvimento do turismo e de projetos pedagógicos, com base no Complexo Museológico denominado “Museu da Terra e da Vida”.

Museu da Terra e da Vida

São mais de 60 mostruários, através dos quais pode-se fazer uma viagem pelo tempo através das diferentes formas que a vida assumiu em sua evolução.

O Museu da Terra e da Vida possui fósseis de plantas e animais que existiram há milhões de anos. Subdivido em Sala do Universo, Sala da Terra, Sala da Vida Antiga e Sala da Vida Atual, possui um variado acervo de fósseis dos mais diversos períodos geológicos, bem como uma rica coleção de rochas e minerais.

Em sua exposição permanente pode-se conferir evidências de vida de animais e vegetais que viveram há mais de 600 milhões de anos, de várias regiões do mundo. Focado principalmente nos períodos Carbonífero e Permiano da Bacia do Paraná, é uma excelente escolha para lazer e cultura.

Fundamentado no Patrimônio Paleontológico e Geológico da região, o Museu da Terra e da Vida é parte integrante do Centro Paleontológico (CENPÁLEO) e retrata a história da evolução da vida deste os tempos remotos até os dias atuais.

Ala Victor Dequech

Inaugurada no dia 21 de junho de 2011, a Ala Victor Dequech é um espaço permanente com a Exposição Grandes Répteis do Brasil.

Com o apoio da Fundação Victor Dequech, foi possível a aquisição de réplicas para o acervo do museu.

Durante a visitação você conhecerá o Uberabatitan Ribeirói – o último dos dinossauros e mais oito novas réplicas pré-históricos que habitaram o Brasil há milhões de anos, como o Eoraptor lunensis, o “bandoleiro do amanhecer”, um dos mais antigos dinossauros conhecidos e o Dinodontosaurus turpior, o “lagarto em dente terrível”, um dos maiores herbívoros do triássico.

Valor do ingresso:

Estudantes: R$2,50
Não estudantes: R$5,00

Contatos:

Telefone: (47) 3641-5514
E-mail: cenpaleo@unc.br

Horário de visitação:

De terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Visitas durante o período noturno, sábados, domingos e feriados, mediante agendamento.

Como chegar:

Na confluência das BR´s 116 e 280 você deverá entrar na Avenida Presidente Nereu Ramos. Chegando ao Campus da Universidade do Contestado você encontrará as instalações do CENPÁLEO. Mafra está localizada no Planalto Norte Catarinense, na fronteira entre os estados do Paraná e Santa Catarina. É um importante entroncamento rodoferroviário dotado de boa infra estrutura hoteleira e vários atrativos culturais.

Mais informações podem ser obtidas no site do CENPÁLEO: www.unc.br/cenpaleo

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.