5º Regimento de Carros de Combate “Regimento Tenente Ary Rauen”

Texto: Everton Lisboa (Click Riomafra)
Fotos: Relações Públicas do 5º RCC/Click Riomafra/Divulgação

Foto: Relações Públicas do 5º RCC
Foto: Relações Públicas do 5º RCC

A nova instalação do 5º Regimento de Carros de Combate “Regimento Tenente Ary Rauen”, situada em Rio Negro, pode ser considerada a mais moderna do país. Entre as especialidades que o regimento possui, destacam-se os carros de combate blindados modelo Leopard 1A5 BR, que são considerados atualmente um dos principais carros de combate existentes no mundo. Na América do Sul, somente o Brasil e o Chile possuem carros blindados com alta tecnologia. O modelo Leopard 1A5 BR consegue realizar tiros em movimento e com alvo em movimento com alcance de utilização de aproximadamente 4 km. Desloca-se aproximadamente 60 km/h em terreno de campo. No total há 56 blindados de última geração no 5º RCC. Portanto, o novo regimento está equipado com o que tem de melhor no mundo com relação aos carros de combate.

As guarnições do 5º RCC são certificadas com o nível “Guarnição de Blindados”. No próprio regimento há uma seção de instrução com pessoal capacitado, todos com curso realizado no Centro de Instrução de Blindados, localizado na cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. Ao final de cada ano os pelotões são certificados, tornando o regimento situado em Rio Negro capacitado para utilizar o alto grau de tecnologia provida nos carros de combate.

O novo quartel possui um amplo espaço para a manutenção dos blindados, tendo uma estrutura com oito boxes, sendo quatro para o chassi e quatro para a torre. Também possui uma grande estrutura operacional e administrativa, que otimiza o trabalho das subunidades. As novas instalações ainda contam com um auditório moderno, amplo estacionamento e um museu que preserva grandes relíquias da história do Exército na cidade de Rio Negro e no Brasil em geral. Logo na entrada do regimento há homenagens aos três patronos do 5º RCC: Marechal Manoel Luís Osório (Patrono da arma de Cavalaria), Duque de Caxias (Patrono do Exército Brasileiro) e Tenente Ary Rauen (ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, símbolo da vitória brasileira na Batalha de Montese).

O projeto das obras do novo regimento tem o valor de investimento total aproximado de 60 milhões de reais. Ainda serão construídas as quadras poliesportivas, um ginásio coberto, um campo de futebol com pista de atletismo, uma pista de pentatlo militar e um novo hotel de trânsito para a guarnição. Após a conclusão das obras restantes, prevista para o ano de 2019, a área total do regimento será de 640.800 m².

Com relação à estrutura operacional do quartel, o 5º RCC é considerado um regimento “quaternário”, pois possui quatro esquadrões de carros de combate. Além desses quatro esquadrões – que são a parte operacional –, há o esquadrão de Comando e Apoio, que é responsável pelo apoio administrativo e logístico, dando suporte aos esquadrões de carros de combate para cumprirem as missões. Há ainda o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), sendo uma subunidade do regimento e o único estabelecimento de ensino militar responsável pela formação de oficiais de cavalaria no estado do Paraná e Santa Catarina. O 5º RCC é um dos regimentos que integram a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, que tem sede na cidade de Ponta Grossa, no Paraná.

O novo regimento possui uma grande importância para o turismo e a economia na cidade. Em entrevista concedida ao jornalista do portal Click Riomafra, Everton Lisboa, o atual Comandante do 5º Regimento de Carros de Combate, Sr. Cel. Anselmo Rangel dos Anjos, elucidou a importância e a intenção do quartel para a cidade de Rio Negro. “O interesse do regimento é estar junto com a secretaria de turismo da cidade, apoiando o desenvolvimento do turismo. A intenção é tornar o regimento uma atração aos visitantes e um ponto turístico na cidade”, comentou. De acordo com o Comandante, além da visibilidade turística que o 5º RCC possibilita para a cidade de Rio Negro, o regimento também tem papel fundamental na economia, já que possui aproximadamente 600 militares na cidade. Portanto, somando os militares ativos, inativos e pensionistas com seus familiares, são aproximadamente 3 mil pessoas que giram em torno do quartel e colaboram para a movimentação da economia na cidade.

Sobre a localização do novo 5º RCC, o Coronel Rangel destacou a importância da cidade de Rio Negro como ponto estratégico para a logística e centralização de atividades do Exército. “Aqui tem uma rodovia (BR 116) que é uma das principais do país. Também usamos a ferrovia que passa por Rio Negro. No ano passado foi feito um grande exercício logístico com a participação de grupos de artilharia de campanha de várias cidades do estado de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, e a concentração estratégica foi justamente aqui nesse quartel. Então, é um ponto estratégico”, ressaltou.

A mudança para a nova localização ocorreu no mês de abril deste ano, quando o 5º RCC comemorou 72 anos de criação. Na ocasião, a cerimônia que contou com a presença de autoridades militares e civis, incluindo o atual Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional do Exército, General Sérgio Westphalen Etchegoyen – filho do General Léo Guedes Etchegoyen, antigo comandante do regimento –, marcou a mudança definitiva do regimento, que até então era situado no bairro Vila Militar. As novas e modernas instalações estão localizadas às margens da BR 116, na Av. Deputado Ivan Ferreira do Amaral, no bairro Bom Jesus.

Atualmente a antiga instalação no bairro Vila Militar é ocupada pela 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea do Exército, comandada pelo Major Eduardo Faraco de Souza Bezerra. É outra organização militar e possui o nível de subunidade. Foi transferida da cidade de Ponta Grossa para Rio Negro em dezembro de 2015. A artilharia antiaérea em Rio Negro também possui carros de combate blindados de última geração, sendo utilizado o modelo Gepard.

As visitas em grupo ao novo 5º Regimento de Carros de Combate “Regimento Tenente Ary Rauen” poderão ser realizadas com agendamento prévio. O contato pode ser feito através do telefone (47) 3642-7032 no ramal 262 (Seção de Comunicação Social).

Confira fotos da nova instalação (clique para ampliar):

Histórico

O 5º Regimento de Carros de Combate foi criado em 03 de abril de 1944, com a denominação de 1º Regimento Moto Mecanizado, Unidade orgânica da 1ª DC da 3ª RM. Seu primeiro comandante foi o Coronel Cyro Riopardense, tendo o regimento se instalado na cidade de Santo Ângelo-RS, “Capital das Missões”, ocupando o aquartelamento do 4º Regimento de Cavalaria Independente, que de lá havia sido transferido.

Em 1946, em virtude da reestruturação do Exército, passou a denominar-se 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado e em 05 de maio de 1954, 1º Regimento de Reconhecimento Mecanizado. Pode-se inferir, por estas denominações, que esta unidade foi uma das precursoras da motomecanização do Exército Brasileiro.

Em 22 de dezembro de 1971, embalado pela modernização das Forças Armadas, foi transformado no 5º Regimento de Carros de Combate e transferido para o estado do Paraná, onde passou a ser uma das peças de manobra da 5ª Brigada de Infantaria Blindada.

Chegou à cidade de Rio Negro em 13 de agosto de 1973, ocupando as instalações que haviam sido utilizadas pelo 2º Batalhão Ferroviário, de 1938 a 1964, e pelo 3º Batalhão de Comunicações do Exército, no período de 1965 a 1971.

Até recentemente, a unidade possuía os Carros de Combate do tipo M-41, equipado com canhão de 90 mm. Em 1997, o regimento foi dotado com o que existe de mais moderno em nosso Exército com relação às tropas blindadas, os carros de combate M-60 A3 TTS.

Essa versão pertence à geração dos blindados computadorizados e as inovações tecnológicas introduzidas nesse modelo proporcionaram um salto de qualidade no seu desempenho operacional, transformando o regimento em um dos núcleos de modernidade da Força Terrestre.

Atualmente o regimento encontra-se plenamente integrado à comunidade civil, tendo participação significativa em todos os eventos locais, o que justifica o elevado prestígio e o alto nível de confiabilidade que goza junto à população em geral. A mudança para a nova localização ocorreu no mês de abril deste ano, quando o 5º RCC comemorou 72 anos de criação. As novas e modernas instalações estão localizadas às margens da BR 116, na Av. Deputado Ivan Ferreira do Amaral, no bairro Bom Jesus.

A denominação “Regimento Tenente Ary Rauen” se deu através da Portaria 206 de 04 de abril de 2005, que foi publicada no Boletim do Exército nº 16, 22 de abril de 2005.

2 COMENTÁRIOS

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.