Campo do Tenente está na final do Prêmio Educação Empreendedora

Por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 10/11/2016

Campo do Tenente está na final do Prêmio Educação Empreendedora

O município de Campo do Tenente tem parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas Empresas-SEBRAE no desenvolvimento de Educação Empreendedora e já promoveu no mês de julho deste ano capacitação aos profissionais da educação da rede municipal, proporcionando-os o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos- JEEP, com muita leitura, estudos, planejamento, construção e produção de material com estruturação das etapas do plano de negócios e comportamento empreendedor.

Após a capacitação o município implantou este programa JEEP nas escolas municipais com objetivo de disseminação da cultura empreendedora entre as crianças de maneira a estimular os comportamentos empreendedores e favorecer que este público tenha possibilidade de se tornar protagonista de sua própria vida. Na sala de aula o programa JEEP foi incorporado no planejamento diário, levando os alunos a elaborarem leituras e práticas que visam o pleno desenvolvimento empreendedor, através de estudos e confecção de materiais distintos de cada turma para realização da feira que acontecerá no município para exposição e venda de produtos realizados pelos próprios alunos com orientações dos professores.

Os professores da Escola Municipal professor Gunther Urban vem liderando no ensino de empreendedorismo, em sala de aula os alunos desenvolvem atividades e colocam em prática no dia – a dia. Os alunos ficam empolgados nas vendas e locações de objetos.

A diretora Mariza Castanho Mendes e a coordenadora pedagógica Tereza Bux apoiam, incentivam e parabenizam o trabalho de todos os professores e alunos.

Os professores enviaram relatório das atividades ao SEBRAE a fim de participar do 1º Prêmio Educação Empreendedora. Segundo a consultora do SEBRAE / PR Márcia Beatriz Silva, foram aproximadamente 280 inscrições de todo o estado.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Entre as seis finalistas está o relatório da professora Cleunice Benedita dos Santos, segundo a professora, mesmo antes do curso de capacitação e prática do Programa Educação Empreendedora os alunos já vinham desenvolvendo oficinas de brinquedos ecológicos, porém não sabiam que com essa prática poderiam se tornar pequenos empreendedores. Após a capacitação os alunos passaram a construir os brinquedos com maior interesse porque sabiam que iriam obter lucros.

Os alunos puderam desenvolver um aprendizado prazeroso e diferenciado sobre: Oficinas de brinquedos ecológicos. Também confeccionam brinquedos e joguinhos para venda na própria escola e no dia da feira.

Realizou-se na escola uma reunião com todos os pais dos alunos com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o programa. Os pais relatam que quando trabalha- se desde a mais tenra idade com o objetivo de conscientizar e desenvolver o espírito de empreendedorismo certamente teremos bons empreendedores, cidadãos responsáveis, conscientes e críticos que valorizam a vida como um bem social para uma sociedade mais digna e fraterna, alcançando assim sucesso profissional.

É de suma importância que os gestores escolares vejam as escolas não só como um local privilegiado para se trabalhar a temática “Empreendedorismo”, mas como possibilidade de tentar mudar a realidade, pois como dizia Paulo Freire: “Se a escola sozinha não muda a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.