2º Circuito dos Imigrantes”, reuniu grande número de ciclistas em Itaiópolis

Por Gazeta de Itaiópolis - 28/03/2017

O 2º Circuito dos Imigrantes em Itaiópolis realizado neste mês de março teve por objetivo proporcionar a comunidade, um final de semana cultural e esportivo no Núcleo Histórico de Alto Paraguaçu, com toda estrutura pensada e voltada a família, a de sangue ou aquela que escolhemos e chamamos de amigos. A largada aconteceu às 08:30hs em frente à Casa Polaski e contou com 300 Ciclistas de 20 cidades, um público sensacional de comportamento singular, espetáculo de educação.

Foram dias de trabalho árduo pra proporcionar um ambiente aconchegante e com a Identidade Cultural do município. Todo este trabalho entre preparar o projeto, organizá-lo e executá-lo, movimentou entre Ita Rower, Associação Cultural Polonesa, Associação Cultural Ucraniana, Jipe Clube, Neca Promoções e Eventos e demais amigos colaboradores do evento, aproximadamente 100 pessoas em várias atividades. O Circuito dos Imigrantes é hoje uma alavanca propulsora de um novo eixo econômico para o município dentro do mercado turístico Catarinense, o cicloturismo.

Em exatos 1 ano, desde o primeiro evento, o número de adeptos a prática do Cicloturismo em Itaiópolis aumentou 200%, de 28 para 115 ciclistas, 87 novos ciclistas que aderiram a esta magnífica forma de relacionar-se com a cidade. Um valoroso investimento a saúde e auto-estima. Dentre tudo que envolveu este movimento neste último ano, um ponto que merece destaque é a maneira educada e democrática de dividir as vias urbanas e rurais por parte dos ciclistas e veículos automotores, considerando testemunho dos ciclistas que já pedalaram por diversas cidades, Itaiópolis é uma das melhores cidades do planalto norte catarinense pra se transitar de bicicleta e este é com certeza um dos motivos mais relevantes que expressa o sucesso do Circuito dos Imigrantes.

Neste evento, ocorreu duas modalidades, o “Pró” (48 Km) e o “Ligth” (26 Km). Dentre as centenas de ciclistas participantes, destaque para o grupo “Cascalho nas Canelas”, da cidade de Santa Terezinha, representado por Elcilene Longen Sadlovski, Lucimara Jaqueline da Silva, Gabriel Philip, Jean Carlos G. Sadlovski, Nicolas Metzger, Ricardo Silva e Everson Sandro Varella. Em razão de uma rápida chuva, logo no início do passeio, o que poderia parecer uma tarefa fácil se tornou um verdadeiro desafio.

Estradas tomadas pela lama, trilhas por dentro de lavouras e matas, travessia em rio, tombos e problemas mecânicos temperaram ainda mais o encontro, o que não impediu que todos os integrantes do grupo “Cascalho nas Canelas” concluísse o circuito com excelentes performances para as condições apresentadas.

Embora o circuito tenha ganhado roupagem como cicloturismo, vale destacar a força e garra das duas mulheres do grupo presentes no evento: Lucimara Jaqueline da Silva, que foi a primeira mulher a concluir o desafio na categoria “Pró”, e Elcilene Longen Sadlovski, que igualmente foi a primeira mulher a concluir a prova na categoria “Ligth”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Entre os homens, o primeiro a concluir a prova em menor tempo foi Gabriel Philip, também do grupo de pedal “Cascalho nas Canelas”, evidenciando-se, assim, a garra, a dedicação e o comprometimento que marcam os integrantes deste grupo recém-criado, o qual certamente engrandecerá Santa Terezinha e região nos eventos futuros, quer nas competições, quer nos encontros de clicloturismo.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.