Aconteceu a 6ª Conferência Municipal das Cidades em Itaiópolis

Por Gazeta de Itaiópolis - 27/06/2016

Aconteceu a 6ª Conferência Municipal das Cidades em ItaiópolisNo último dia 21, terça-feira, aconteceu a 6ª Conferência Municipal das Cidades de Itaiópolis, desenvolvida por uma comissão organizadora composta por 10 pessoas, na casa do poder legislativo itaiopolense.

Com o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade” escolhido pela comissão organizadora, teve como lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”.

Três propostas acerca do desenvolvimento urbano foram aprimoradas pelo debate, onde a base para a formação das propostas partiu de três palestras. A primeira com o tema “A Função Social da cidade e da propriedade no âmbito do plano diretor”, ministrada pelo palestrante Pedro Roberto Decomain promotor de Justiça da Comarca de Itaiópolis, a segunda palestra abordando o tema “O turismo como um dos pilares do desenvolvimento cultural e econômico do município”, ministrada pelo presidente da SANTUR, Valdir Rubens Walendovski  e a terceira palestra argumentou acerca do tema “O Brasil urbano e a cidade que temos”, realizada pelo palestrante Dalmo Vieira Filho arquiteto e urbanista do IPHAN  de SC.

A etapa municipal elaborou três propostas que tratam sobre a revitalização do acesso a cidade com traços que identifiquem nossa identidade cultural (malha viária, paisagismo, circunscrição horizontal e vertical da via); revitalização e construção de espaços de convivência (praças, parques, locais de lazer e esportes); construção do contorno viário que desviará o transito pesado da área urbana, devolvendo conforto e mobilidade as pessoas, onde, todas as propostas apresentadas visam colocar o ser humano como ponto de partida para o desenvolvimento do município.

Em março de 2017, estes projetos serão apresentados na 6ª Conferência Estadual das Cidades em Florianópolis por cinco delegados também eleitos na conferência municipal, dois representando o poder público, Rafael Budnik e Hélio Dresseno e três representando entidades da sociedade civil organizada, a presidente do Conselho de Turismo Roseli Fransoi, o presidente da Associação de Moradores do Bom Jesus Carlos Siqueira e o presidente do Lions Clube Itaiópolis Everton R. Kociolek. “É importante que o cidadão itaiópolense do século 21, compreenda a importância de organizarmos nosso modo de pensar e de agir na coletividade, para que possamos começar a ter um norte rumo à cidade ideal que queremos para vivermos”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.