Alimentos saudáveis produzidos com qualidade é tema de treinamento em Itaiópolis

Por Gazeta de Itaiópolis - 22/07/2016

Alimentos saudáveis produzidos com qualidade é tema de treinamento em Itaiópolis

A produção de conservas de frutas foi tema de treinamento promovido nos dias 12 e 13 de julho, na comunidade de Rio da Antinha (foto), pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Itaiópolis e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC). A iniciativa teve como objetivo a qualificação e a agregação de renda através de uma atividade complementar para as famílias das 15 participantes.

Segundo a instrutora, Maria Ivone Ortolan, à partir deste treinamento, as alunas aprenderam a reaproveitar as frutas que são produzidas nas propriedades rurais e incentivou-se a produção da agricultura familiar, o consumo de alimentos saudáveis e produzidos com qualidade.  “O essencial também é cuidar da higiene e limpeza na fabricação, a maneira do envase e o fechamento. Além disso, é preciso prestar atenção no prazo de armazenamento que é de safra para safra”, explicou.

O treinamento abordou as finalidades da conservação de alimentos, os métodos, as causas de alterações, segurança e saúde no trabalho – prevenção de acidentes, cuidados com o meio ambiente, importância da higiene na manipulação de alimentos, utilização de ingredientes básicos, de utensílios e equipamentos e etapas da fabricação de conservas de frutas. As participantes aprenderam a fazer geléias e gelados, compotas ou frutas em calda, doce de frutas em massa e pasta cremosa, frutas secas e cristalizadas, ainda entre as delícias estavam balas “cri-cri” das cascas de frutas e concentrados de frutas.

Para as participantes foi ótimo fazer o curso e aprender as técnicas fáceis de fazer e além de capacitar, o treinamento esclareceu dúvidas, promoveu a integração e a troca de experiência.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.