Arte Eslava de Itaiópolis participará de exposição na Casa do Museu em São Paulo

Por Gazeta de Itaiópolis - 22/03/2017

O artesanato das pêssakas, dos bordados ucranianos e do wycinanki que compõem o conjunto de artesanato de tradição cultural de Itaiópolis, resgatado pelas Irmãs Servas de Maria Imaculada de Iracema, pela Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis, pelo artesão Maurício Linécia e pelas atividades de promoção de artesanato da Casa da Cultura cada vez mais estão tendo visibilidade através da Arte Eslava de Itaiópolis.

O Programa de Promoção do Artesanato IPHAN/MinC, desenvolvido pelo Museu Nacional do Folclore e Cultura Popular em parceria com a Casa da Cultura desde 2008, entre suas ações em Itaiópolis, promoveu um documentário e o livro Arte Eslava de Itaiópolis, divulgando nos meios de produção cultural como o Museu A CASA / SP.

Em 2015 foi realizado o primeiro contato do Museu com a Casa da Cultura através do curador Renato Ambroise. Após o contato os artesãos produziram as peças encomendadas pelo Museu. As pêssankas bordadas pelas artesãs de Iracema coordenadas pelas Irmãs Servas de Maria Imaculada e os wycinanki bordados pela Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis farão parte da exposição que será divulgada em breve pelo Museu.

A cultura popular de Itaiópolis expressa os verdadeiros valores de nossa cidade!

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.