Encontro regional orienta gestores públicos sobre Sistema SIGMOVEC

Por Gazeta de Itaiópolis - 12/03/2017

Na última segunda-feira (06) os Secretários de Agricultura e operadores das unidades conveniadas com o governo do estado participaram de uma reunião em Mafra para alimentar base de informações de prestação de contas (Prefeituras). Durante o encontro, ocorrido na sede de Amplanorte, houve esclarecimento sobre os procedimentos de inclusão de Valor Adicionado oriundos da Nota Fiscal do Produtor.

A Associação gere o SIGMOVEC – Sistema de Gestão do Movimento Econômico do Setor Primário, o qual propicia, de forma organizada, o controle efetivo das informações agrícolas, garantindo maior eficácia no controle do movimento econômico, além de agilizar o atendimento ao produtor rural.

Durante a reunião, foi explicado que as unidades devem criar um padrão de procedimento. As Prefeituras têm até o dia 31 de março para alimentar a base de informações do Estado e foi constatado que há muita nota fiscal de produtor de 2016 sem prestação de contas (o produtor tem 60 dias para prestar contas após emitir a nota). Isso prejudica a composição do índice dos municípios. Houve, ainda, um alerta para o setor leiteiro, no qual quase não aparecem notas fiscais.

Os participantes foram instruídos a instituir um colegiado para discussões, onde foi apresentado novos relatórios para gestão do Valor Adicionado (VA) de produção primária. Além disso, foi passado um calendário de atividades do VA que acaba interferindo no trabalho dos operadores.

VALOR ADICIONADO

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Valor que a atividade agrega aos bens e serviços consumidos no seu processo produtivo. É a contribuição ao produto interno bruto pelas diversas atividades econômicas, obtida pela diferença entre o valor de produção e o consumo intermediário absorvido por essas atividades.

O Valor Adicionado no setor primário é o valor que a atividade primária agrega aos bens e serviços consumidos no seu processo produtivo, sendo que o setor primário relaciona-se com a exploração de recursos da natureza para a produção. Algumas atividades econômicas deste setor são: agricultura, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.

O valor adicionado tem influência direta no desenvolvimento econômico e social dos municípios, uma vez que ele abrange os três setores econômicos, sendo eles agricultura, indústria e serviços, estes os principais responsáveis pela economia local de cada região. Portanto, pode-se dizer que o desenvolvimento municipal dar-se-á através do que ele mesmo gera, pois é através de cada setor da economia que se representa o seu desenvolvimento econômico e seu valor adicionado, sendo base para os repasses aos municípios, o que gera recursos para a gestão municipal.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.