Exemplo a ser seguido! Leitor mais assíduo na Biblioteca Pública de Itaiópolis

Por Gazeta de Itaiópolis - 16/08/2017

O leitor mais assíduo na Biblioteca Pública de Itaiópolis referente ao mês de julho foi Arthur Linzmeier (foto). Ele tem apenas 06 aninhos e já está ingressando no mundo da leitura!

COMO INCENTIVAR A LEITURA ENTRE OS 6 E OS 8 ANOS DE IDADE?

Quais os livros mais adequados para uma criança entre os 6 e os 8 anos de idade? Como posso incentivar no meu filho o gosto pelos livros?

O QUE A CRIANÇA FAZ COM LIVROS:

  • Começa a decifrar o código e vai aprendendo a ler.
  • Está desejosa de conseguir ler sozinha, mas continua a adorar ouvir os adultos lerem alto.
  • O ritmo de aprendizagem varia.
  • No início gosta de descobrir nos livros as letras, sílabas ou palavras que já reconhece.
  • Vai conseguindo ler frases e, ao sentir os seus próprios progressos, sente-se vitoriosa.
  • Gosta de mostrar os seus progressos.
  • A partir dos 6/7 anos vai conseguindo ler sozinha histórias e livros com outros temas.
  • À medida que vai lendo mais, vai conseguir ler obras cada ver mais extensas.

O QUE OS PAIS DEVEM FAZER:

  • Manter as rotinas diárias.
  • Ler todos os dias. O apoio individual de um adulto na fase de decifração evita muitos problemas e torna a aprendizagem mais rápida e segura.
  • Ler alto e deixar que a criança descubra, e leia sozinha, palavras e frases que já conhece.
  • Completar frases e ajudar com as palavras que ainda não decifra.
  • Encorajá-la a ler cada vez mais. Ouvir ler e felicitá-la pelos progressos.
  • Fazer jogos de descoberta de letras, sílabas, palavras, frases.
  • Ler histórias mais curtas, se a criança pedir, e histórias com pequenos capítulos.
  • Ler partes de histórias e deixar a continuação para o dia seguinte.
  • Continuar a ler as histórias preferidas e incentivá-la a conseguir lê-las sozinha.

LIVROS MAIS ADEQUADOS:

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
  • Livros com imagens coloridas, muito variados:

– de início com pouco texto para ler sozinha e treinar a decifração;
– à medida que vai lendo melhor, com texto mais longo para ouvir ler e para descobrir sílabas, palavras e frases;
– histórias familiares;
– contos tradicionais;
– histórias de animais;
– informações sobre vários temas;
– histórias alusivas à época do ano, Natal, estações do ano, ir para a escola, tempo de férias, etc.

  • Deixar a criança escolher os livros de que mais gosta e incentivar que procure sempre novos livros.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.