Itaiopolenses que não prestarão serviço militar farão juramento à Bandeira

Por Gazeta de Itaiópolis - 04/10/2017

Nesta próxima semana os jovens que realizaram o alistamento militar e não passaram na primeira etapa do processo seletivo irão prestar o famoso juramento à Bandeira, cerimônia da qual se jura, perante o estandarte nacional, lealdade e compromisso com a pátria mãe.

Este ano processo seletivo para o alistamento militar contou com 200 conscritos, onde destes apenas 5% a 8% serão convocados a prestar o serviço militar obrigatório. O que precisa ser destacado é que hoje a maioria dos jovens que são engajados são voluntários.

A segunda fase do processo seletivo será em janeiro aqui em Itaiópolis mesmo e após aqueles que estiverem aptos a servir se apresentam no quartel do exército em Rio Negro.

NPOR

Muitos jovens desconhecem o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), que é um estabelecimento de ensino que visa formar oficiais combatentes para a reserva do Exército Brasileiro com curso.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Com duração de um ano o NPOR forma oficias da reserva e os primeiros colocados podem ter a oportunidade de servirem como oficiais temporários durante um período de oito anos com rendimento inicial de aproximadamente R$ 6.500,00.

Para o ingresso no curso, o candidato é submetido a um processo de seleção no qual deve estar matriculado em um curso de ensino superior no ano do alistamento militar e deve atender aos requisitos físicos estipulados pelo Exército.

Após ingressar, o candidato passa a ser chamado de aluno e em sua formação ele é submetido a situações que visam desenvolver habilidades cognitivas, psicomotoras e atributos da área afetiva.

Os candidatos às vagas do NPOR devem atender às seguintes exigências:

– Ser brasileiro nato;

– Estar matriculado no ensino superior, em estabelecimento reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

– Ser solteiro;

– Ser do sexo masculino;

– Estar se apresentando para o Serviço Militar Inicial (no ano em que completa dezoito anos) como voluntário para servir no CPOR/NPOR;

Para estar apto a ingressar no NPOR o voluntário deve superar testes escritos de conhecimentos ao nível secundário, testes de aptidão física, exames médicos oftalmológicos e uma avaliação psicológica.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.