Itaiópolis presente no I Encontro Catarinense de Cultura Ucraniana em Papanduva

Por Gazeta de Itaiópolis - 28/03/2017

O município de Itaiópolis esteve muito bem representado por membros das comunidades eslavas e representantes governamentais no I Encontro Catarinense de Cultura Ucraniana – Realização RCUB em Papanduva/SC, realizado no último dia 04, no salão paroquial da Igreja Santo Antônio no vizinho município de Papanduva.

Prestigiaram o evento o presidente da Câmara de Vereadores Celestino Smangojeski, Solange Steffen Secretária de Educação e Raquel Zanelatto chefe do departamento de Cultura. Autoridades locais de Papanduva, Santa Terezinha, Mafra e a abençoada presença do padre Antonio Nazarko representando a Igreja Sagrada Família de Iracema e conceituadas instituições como a AJUSC – Associação de Jovens Ucranianos de Santa Catarina, ADR Associação de Desenvolvimento Regional, Epagri Regional com Daniel UBA e Telma König, UnC Universidade do Contestado Campus Mafra com a participação da coordenadora do curso de história professora Rozana Ferraz de Deus e professor Sandro Cesar Moreira e acadêmicos do curso de história.

Dando início aos trabalhos Vitório Sorotiuk, presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira abordou os ucranianos no Brasil: suas atividades, organizações religiosas e culturais; os ucranianos no mundo: a função e a preservação da cultura, carteira de ucraniano do exterior, estudar na Ucrânia; e o papel da representação central.
O cônsul honorário da Ucrânia e vice-presidente da RCUB, Mariano Czaikowski, na ocasião representado por Sérgio J. Maciura, abordou os 25 anos das relações diplomáticas Brasil-Ucrânia e o papel da comunidade ucraniano brasileira; a situação atual da Ucrânia.

Dom Volodemer Koubetch, arcebispo católico brasileiro do rito ucraniano, atual Arquieparca de São João Batista dos Ucranianos fez o fechamento dos trabalhos matutinos abordando com muita profundidade e de forma brilhante as relações entre cultura e religião ucraniana.
Itaiópolis esteve representada por membros de várias comunidades formadas por imigrantes de origem ucraniana, onde as manifestações culturais ucranianas estão sendo preservadas, entre elas Iracema, Moema, distrito de Itaió. Com destaque para a família Bossi que preserva o cultivo da tatarca (trigo sarraceno), base de pratos típicos da culinária ucraniana, representando a Arte Eslava de Itaiópolis, as pêssankas e a exposição itinerante de mandalas ucranianas e o rico bordado ucraniano com Maurício Linécia e as Irmãs Servas de Maria Imaculada, Irmã Júlia, Irmã Eugênia, Irmã Ana, Irmã Marilene, Irmã Eutêmia e Irmã Basilina.
As ações de resgate, valorização e divulgação das manifestações eslavas no município de Itaiópolis têm sido foco dos trabalhos da Casa da Cultura desde a implantação do PROMOART em 2008.

A continuidade das políticas culturais com enfoque na cultura de tradição será prioridade com ações pedagógicas articuladas entre a Secretaria de Educação e departamento de Cultura e Turismo, pois os gestores públicos entendem que o sucesso das ações para o desenvolvimento do turismo histórico-cultural com a participação da agricultura familiar no município de Itaiópolis depende da articulação pedagógica com foco no resgate da cultura local.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.