Itaiópolis sediará encontro de Urban Sketchers

Por Gazeta de Itaiópolis - 20/05/2017

O encontro de Urban Sketchers em Itaiópolis proporcionará que desenhistas, estudantes, arquitetos e amantes das artes registrem a arquitetura e histórica rica do município, transformando-as em arte. Será um registro do tempo, das construções e das crônicas do local.

Os Urban Sketchers costumam representar em seus croquis a vida dos transeuntes e moradores das regiões, criando genuínas crônicas visuais.

Convidaremos para este evento, Urban Sketchers principalmente do Sul do país – Curitiba, Florianópolis, Blumenau, Porto Alegre, etc. Mas nada impede que outros, vindos de outros estados não possam também participar.

Os “uskers” costumam usar todo tipo de técnica, variando conforme o estilo e trajeto gráfico de cada artista: aquarelas, grafite, Poscas, nanquim, etc. Alguns desenham em formatos grandes, outros em sketchbooks menores.

Criaremos um cronograma de locais, com horários. Além de oficinas de urban sketch, aquarela e perspectiva que serão ofertadas aos alunos por alguns dos sketchers convidados.

O que é o movimento Urban Sketchers?

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Depois de observar um número cada vez maior de pessoas compartilhando seus desenhos de locação (feitos ao ar livre) na web, o jornalista espanhol e residente nos Estados Unidos, Gabriel Campanario criou, em 2008, o blog: www.urbansketchers.org. para reunir entusiastas desse tipo de atividade artística.

Desde então essa grupo vem crescendo rapidamente, reunindo dezenas de milhares de desenhistas do cotidiano na internet e em seus encontros regionais e internacionais.

O Urban Sketchers é uma comunidade de correspondentes que reúne pessoas do mundo todo, interessadas em produzir e compartilhar seus desenhos de locação. Essa comunidade global inclui pintores, arquitetos, jornalistas, publicitários, ilustradores, designers e educadores, que publicam mais que apenas desenhos na web, compartilhando também a narrativa e as circunstâncias em que esses desenhos foram feitos.

O Urban Sketchers no Brasil

Em 2011, o Urban Sketchers ganhou uma versão nacional oficial. Desde então, esse grupo vem crescendo e reunindo um número cada vez maior de entusiasmados desenhistas, em diversas cidades brasileiras como: São Paulo, Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro, São Luís, Curitiba, Goiânia, Natal, Fortaleza, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Recife, etc.

Urban Sketchers Curitiba

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em 2015, surge a versão curitibana, conectados aos Urban Sketchers do mundo todo – este movimento maravilhoso de desenhistas de rua que captura nossa cidade na forma de croquis.

Links do movimento

Página do Urban Sketchers: http://www.urbansketchers.org/

Página do Urban Sketchers Brasil: http://brasil.urbansketchers.org/

Manifesto dos croquizeiros urbanos: http://urbansketchers-portugal.blogspot.com.br/

Página do Urban Sketchers Curitiba: http://www.facebook.com/groups/urbanskeubtcherscuritiba

Raquel Zanelatto

Arte & Cultura

Cel. 47 9906 6327

Itaiópolis sediará encontro de Urban Sketchers

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.