Projeto “Lembrança da Polônia” foi pré-selecionado em prêmio nacional

Por Gazeta de Itaiópolis - 28/06/2016

Foi pré-selecionado para o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, o projeto de extensão do grupo de Teatro Górale com a peça “Wspomnienia Polski – lembranças da Polônia, que abordou o resgate da memória da imigração eslava em Itaiópolis. O mesmo foi idealizado pela Universidade do Contestado em parceria com o município de Itaiópolis e Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis.

Apenas mais um projeto em Santa Catarina foi selecionado para julgamento da Comissão Nacional do Prêmio, que visa premiar iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural, envolvendo todos os campos da preservação e provenientes dos setores público, privado e das comunidades, estando classificado na categoria II e. A 29ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Coordenado pela prof.ª Ângela Bauer Vecchiatti, da UnC em Mafra, o projeto ocorreu no período de julho a dezembro de 2015, onde, semanalmente a professora deslocava-se até a comunidade de Alto Paraguaçu com o objetivo de capacitar um grupo de descendentes de imigrantes poloneses entre jovens, adultos e terceira idade dispostos a representar uma peça teatral, através de uma história contada em uma narrativa recheada de divertimento, emoção e ensinamento, contando a história desses imigrantes, seus costumes, tradições, seus saberes e seus modos de fazeres.

O lançamento da peça teatral, em outubro, reuniu autoridades estaduais e municipais, representantes da UnC, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e comunidade em geral. Foi uma noite para resgatar a memória da comunidade e principalmente, demonstrar a importância que a Universidade do Contestado exerce na sua região de abrangência, que é de integrar-se com a sociedade, transformando os sujeitos que nela vivem.

SAIBA MAIS

Desde 1987, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, de caráter nacional, é promovido em reconhecimento às ações de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro que, em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público. O resultado final do concurso será proferido pela Comissão Nacional até o dia 29 de julho.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.