A Olimpex por trás das cortinas

Por Gazeta de Riomafra - 26/09/2016

Na aula de produção textual do dia 20/09/2016, os alunos do 9º ano do ensino fundamental II do Colégio Excelência, foram convidados a produzir uma resenha crítica sobre OLIMPEX 2016.

Muitas produções contemplaram a atividade proposta e na difícil tarefa de escolher o melhor texto, Ana Clara Soares Ritter foi a vencedora. Conseguiu informar e traçar com propriedade seu juízo de valor a respeito do tema proposto.

A tão disputada Olimpex é um evento interno realizado entre as turmas do Colégio Excelência, do município de Mafra, Santa Catarina, decretada em dezembro de 2013 pela direção, cuja primeira edição veio a ser realizada em 2104.

A “Olimpexâ€, também conhecida como Olimpíadas Internas Excelência, conta com duas atrações realizadas pelas turmas e os jogos. É como se fosse, de fato, uma Olimpíada. Mas, não vá pensando que a Olimpex almeja apenas o ato de jogar, fazer estupendas apresentações e, por fim, ganhar o prêmio. Vai muito além disso.

Quando ao final de 2013, a Olimpex foi projetada, havia diversos intuitos muito bem pensados. Para a nossa cidade, um evento deste porte foi uma grande novidade, tanto aos cidadãos quanto até mesmo à nós, os alunos.

A Olimpex, assim como propôs, desenvolveu diversas capacidades cognitivas em cada aluno que à ela aderiu. Foi massiva a quantidade de alunos que diziam não saber dançar, e descobriram tal dom que neles residia, através dos ensaios da turma. Outros, ao produzirem os cenários, descobriam seus ares artísticos. Até mesmo, houve alguns que durante os jogos de futsal, perceberam que são bons de chute.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As apresentações do evento, são respectivamente, uma apresentação musical, normalmente realizada no início de agosto, os jogos que contam com seis modalidades e percorrem o mês (xadrez, tênis de mesa, vôlei, basquete, handebol e futsal), e por fim, a noite de encerramento, no meio de setembro. Esta é, claramente, a parte mais esperada dos alunos.

Mas agora, caro leitor, reflita sobre o que foi comentado nos cinco parágrafos anteriores. Acha mesmo que a Olimpex consiste apenas nos jogos e nas duas grandes apresentações? Negativo. Ela começa desde o primeiro dia do ano letivo. O desempenho dos alunos nas provas e simulados têm grande peso na média de suas turmas, causando neles certo estímulo. Este evento é tão genial que, é capaz de ingerir todo estresse, conflitos e discussões gerados nas turmas degluti-los e devolvê-los em forma de união, tanto dos colegas aliados, quanto destes com os oponentes.

Eu, como aluna do nono ano da unidade de ensino Colégio Excelência, e participante das atividades propostas pela Grande Olimpex, posso afirmar que é indescritível a sensação de ouvir a grave voz do diretor Augustinho dizendo que a sua turma é vencedora. Tais palavras ecoam pelo Ginásio Wilson Buch, enquanto os alunos unem-se em um círculo para comemorar a tão estimada vitória.

Depois disso, nós percebemos que tudo o que foi feito vale à pena; todos os ensaios durante as manhãs, tardes e noites; as horas e minutos tentando aprender e ensinar um novo passo de dança, ou um acorde no violão, os momentos com a adrenalina percorrendo no sangue, após um jogo ganho, e aquele nervosismo na noite de encerramento, com a prioridade de fazer bonito perante os olhares afiados, como facas, dos jurados e do público, sentados nas arquibancadas ansiando pela apresentação boa o suficiente para entretê-los. E nossos corações palpitando como os de passarinhos.

Quando o esforço é pleno, na hora de comemorar, são jogadas ao léu todas as amolações, antipatias e implicâncias, pois vencer algo após tanto esforço, nos enche de determinação, e a aura oriunda desta felicidade, tenciona dar o melhor de nós mesmos, cada vez mais e mais, através da tão prestigiada e alarmada união.

Ana Clara Soares Ritter

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.