Alimentação escolar de Mafra está entre as 25 melhores experiências do Brasil

Por Gazeta de Riomafra - 18/10/2017

O trabalho apresentado pelo setor de alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação de Mafra no concurso do Governo Federal sobre “Boas práticas da agricultura familiar na alimentação escolar” ficou entre as 25 melhores das 500 experiências inscritas de todo o país.

A nutricionista Giovana Andréa Zanini Kundlatsch esteve em Brasília no início do mês para receber o troféu e participar do I Congresso Internacional de Alimentação Escolar “Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional”. Além do troféu, a experiência do município de Mafra compõe uma publicação intitulada “Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar: criatividade e inovação na aplicação da Lei nº 11947/2009”, edição 2017, que contem os projetos criativos e inovadores desenvolvidos nos municípios, reconhecendo e parabenizando os envolvidos. Assinam a publicação da experiência de Mafra, as nutricionistas Giovana Kundlatsch e Letícia Pimentel da Silva.

A Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Estela Maris Bergamini Machado falou ser um orgulho para o município a conquista desse troféu. “Ele coroa um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2009 pelas nutricionistas da educação municipal, que adquirem produtos da agricultura familiar em índices bem acima dos exigidos legalmente, o que resulta no fortalecimento do agricultor e na oferta de uma alimentação de qualidade para nossos alunos”, declarou.

O Prefeito Wellington Bielecki parabenizou a conquista e ressaltou a importância da alimentação saudável nas refeições servidas nas escolas. “É salutar oferecermos um cardápio que supre as necessidades diárias de energia de nossos alunos. Parabéns à nutricionista e a todos os envolvidos nesta conquista”, declarou.

EXPERIÊNCIA DE SUCESSO

Mafra já vinha adquirindo produtos dos agricultores familiares antes mesmo do ano de 2009, quando o FNDE colocou para os municípios a exigência de compra de 30% dos recursos da alimentação escolar, em produtos da agricultura familiar. Mafra vem trabalhando com mais de 50%, atingindo em 2016, 61% de produtos da alimentação escolar utilizando produtos da agricultura familiar. A nutricionista Giovana Kundlatsch explicou que no País ainda não se atingiu a meta dos 30%, enquanto Mafra já dobrou esse percentual no ano passado.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A solenidade de entrega dos troféus aconteceu em paralelo ao I Congresso Internacional de Alimentação Escolar, que teve as 25 experiências vencedoras – incluindo a de Mafra – apresentadas e divulgadas para participantes de outros 25 países das Américas.

A nutricionista premiada explicou que o objetivo do programa é assegurar aos alunos das escolas de Mafra o direito humano a alimentação adequada e saudável. “Foi um orgulho participar do evento por vermos que o trabalho que estamos realizando auxilia a tantas crianças não só em termo de alimentação, mas principalmente com saúde e qualidade”, afirmou destacando que todo o trabalho do departamento é feito sempre com muito carinho, atenção e cuidado para com as crianças, que são o nosso público. E concluiu afirmando que com essa ação atinge-se também o pequeno produtor que tem um mercado assegurado para sua produção.

OS NÚMEROS DO PROGRAMA EM MAFRA

5.507 alunos atingidos em 2016

29 escolas;

20 famílias de agricultores familiares envolvidas;

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

61% de produtos da alimentação escolar compradas de agricultores familiares, em 2016.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.