Aluno da escola Evaldo Steidel é premiado em concurso da Arteris

Participaram 3.456 alunos de 46 escolas da região

Por Assessoria - 18/11/2017

A EMEB Evaldo Steidel da localidade de Avencal do Saltinho se destacou novamente nesse ano. O aluno Eduardo Luís Steidel, do 9º ano recebeu um tablet pela segunda colocação no 2° Concurso de Desenhos, Frases e Paródias Planalto Sul, na categoria paródia. O prêmio foi entregue na manhã de terça-feira, dia 14, pelas coordenadoras de projetos da Arteris, Pâmella Fragoso Stall e da Secretaria Municipal de Educação, Eroni Terezinha Machado.  Ele parodiou a música “Fundo da grota”, do grupo Baitaca,  compondo “Fundo do interior”. Recebeu orientação da professora de Língua Portuguesa, Patrícia Bornaldi de Lima e apoio do coordenador na escola do programa da Arteris, professor Ginho Kratos.

Neste ano o Programa “Viva Meio Ambiente”, de educação ambiental da Autopista Planalto Sul (Arteris), realizou o  2° Concurso de Desenhos, Frases e Paródias Planalto Sul”.  Teve por objetivo estimular a criatividade e visão dos estudantes sobre o tema “Meio ambiente: Flora, Fauna, Todos nós – Respeitar é Cuidar”, manifestados por meio de desenhos, frases e paródias.  Nessas obras os  alunos expressam o ideal de uma consciência ambiental e melhoria da qualidade de vida de toda a população da área de influência direta da rodovia.

CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE

Para Eduardo foi muito bom participar do concurso. “É importante reforçar a idéia de preservação e cuidado com o meio ambiente”, declarou salientando que são noções que recebem continuamente em casa e na escola. A diretora da EMEB Evaldo Steidel, Luciana Steffens parabenizou o aluno premiado e demais alunos do 9º ano, os professores e o coordenador pela conquista e destacou a importância da participação familiar, citando a  família Steidel “que sempre se mostrou parceira da escola e preocupada com as  questões ambientais”.

A Secretária Municipal de Educação, Estela Maris Bergamini Machado parabenizou os alunos, a direção e professores da escola, que tem se destacado nos projetos  paralelos desenvolvidos pela unidade, bem como as parcerias realizadas neste ano. Ela elogiou e agradeceu pelo empenho de todos, destacando o comprometimento dos envolvidos que trabalham por uma educação de qualidade.

REFLEXÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

A coordenadora do projeto na Arteris, Pâmella Fragoso Stall explicou que participaram do concurso 3.456 alunos de 46 escolas da região, entre as quais 7 municipais de Mafra. Ela destacou que “o projeto visa promover ações para reflexão e conscientização dos alunos e educadores, assim disseminando a cultura de sustentabilidade e responsabilidade social.

Para a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Eroni Terezinha Machado o projeto visa contribuir com as escolas da rede, implementando ações, formando cidadãos  conscientes e informando-os da expressiva necessidade do respeito à vida no trânsito e às práticas ambientais.

PARÓDIA “FUNDO DO INTERIOR”

  • Escola: E.M.E.B Vereador Evaldo Steidel
  • Responsável por coordenar: Julcir Wisovaty Filho
  • Título da paródia: No fundo do Interior
  • Nome (original) da música que serviu de inspiração: Fundo da Grota
  • Nome do cantor ou da banda: Baitaca

Fui criado no interior
Numa casa “beira rio”
Por isso preservo, sim
A natureza abençoada
Eu me criei nos arvoredos
Dormindo pelos campões
Perto das criações
Com pensamento iluminado

Quando olho para o céu
Agradeço a Deus
Com minhas orações
Meu tesouro lindo
Brilha na imensidão
Enquanto a bicharada
Vai acordando animada

Escuto o som da natureza
E lá no meio
Ouço o barulho do riacho
Quando começa a chover
A bicharada se esconde
E quando a chuva passa
Vêm cantando os passarinhos

Numa tarde ensolarada
Venho pedir companheiros
Que preserve a nossa terra
E os seres Рvivos tamb̩m
Eu me criei respeitando
Honrando este presente
Para passar aos meus descendentes
A alegria do nosso ambiente 

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.