CENTENÁRIO DE MAFRA: Mulheres mafrenses recebem a medalha de mérito cidadã

Por Gazeta de Riomafra - 21/03/2017

Na segunda-feira, 13, a Câmara de Vereadores teve uma noite especial. Em homenagem a comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foram entregues a treze mulheres a medalha de mérito cidadã mafrense durante a sessão ordinária.

A homenagem é uma iniciativa para marcar o centenário de Mafra. Neste ano comemorativo, cada vereador escolheu uma mulher que tenha contribuído para a construção do município. Mulheres guerreiras com histórias de superação que estão ligadas com causas na saúde, cultura, arte, educação e, principalmente, com o próximo.

Entre os nomes escolhidos, está Amália Woehl Paes Grein, 92 anos, indicada pelo vereador José Marcos Witt (PDT). Durante sua trajetória de vida, deu cursos para diversas mulheres de corte e costura. Também atuou em instituições filantrópicas, como a Associação das Senhoras de Caridade São Vicente de Paulo. E também achou tempo para escrever um livro “Memórias da Vovó” com 85 anos.

– Tenho três livros escritos. Um escrevi sozinha e outros dois em parceria com escritores e artistas. Temos que nos manter fortes e ativos. Com pensamentos positivos sempre – afirmou Amália.

O presidente da Câmara, vereador Eder Gielgen (PMDB) usou a tribuna para homenagear as mulheres em nome de todos os vereadores. No seu discurso, Eder afirmou que as mulheres têm quebrado as barreiras da desigualdade de gênero no mundo e as homenageadas são a prova viva do poder transformador das mulheres em busca de um mundo melhor.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Também usou a tribuna a vereadora Cláudia Bus (PBT) para destacar a luta das mulheres em cada época na busca do seu espaço. Ela afirmou que as 13 homenageadas representam todas as mulheres mafrenses que lutam diariamente para transformar a realidade local.

Durante a sessão, as funcionárias da casa legislativa também foram homenageadas pelo dia da Mulher. E também foi entregue a moção de aplausos para Maria Narloch Zaine, conhecida como dona Nene, pelos serviços prestados ao comércio mafrense nos últimos 50 anos.

HISTÓRICO

– Abel Bicheski (PR) indicou Enidir Veiga Kuss. Nasceu dia 25 de junho de 1947 na localidade de Tingui em Mafra. Dona Enidir é casada com Pedro Kuss, mãe de oito filhos, avó de onze netos e bisavó de duas bisnetas. Desde pequena trabalhou na agricultura e continuou na lida da terra ao lado do seu esposo Pedro. Durante muitos anos, o casal foi feirante e todo sábado de manhã expunha seus produtos na feira na Praça dos Correios. Com amor, Enidir produzia um mel de qualidade e reconhecido como um dos melhores da cidade. Pelo seu empenho e dedicação com o trabalho rural recebe essa homenagem.

– Adilson Sabatke (PP) indicou Adria Camilla Lazaree Nora. Nasceu dia 14 de outubro de 1937 em Iomere, Santa Catarina. Mudou-se para Mafra em março de 1946. Casou com Lycurgo Aleixo Nora. Desde então, exerceu a função de inspetora escolar como funcionária estadual. Deu assistência pedagógica às 42 escolas isoladas municipais de Mafra voluntariamente, até que o prefeito Edemar Evers a registrou no governo municipal. Foi uma das fundadoras da APAE de Mafra em 1975, e desde então, sempre ajudou na parte administrativa. Em 1987 assumiu a presidência da APAE e até os dias de hoje, perfazendo mais de 41 anos de colaboração assiduamente. Pelo seu empenho e dedicação com a educação e inclusão social recebe essa homenagem.

– Cirineu Corrêa Cardoso (PDT) indicou Uricena Silva Barbosa Ribeiro. Nasceu dia 02 de agosto de 1934 em Tibagi – Paraná. Casou com Claudio Ribeiro, mãe de três filhos, avó de oito netos e bisavó de quatro crianças. Com uma história marcante, dona Uricena perdeu o marido muito cedo e se tornou o único pilar da família. É conhecida como uma vizinha generosa, sempre disposta a ajudar qualquer pessoa e é reconhecida pelas causas sociais e trabalho desenvolvido no Centro Comunitário do bairro Jardim América. Pelo seu empenho com a família e sua solidariedade com o próximo recebe essa homenagem.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

– Cláudia Maria Bus (PTB) indicou Doralice Horn. Nasceu dia 7 de abril de 1953 em Mafra. Casou com o artista alemão Meinrad e deram início ao legado premiada Arte em Palha de Milho. Com três filhos, desde 1976, a família trabalha com o artesanato em palha e o modelismo naval. O trabalho mais famoso da família é o presépio em palha de milho, exibindo mais de 1700 peças, considerado o maior presépio em palha de milho do mundo, e as cenas da vida de Jesus Cristo, em exposição no antigo Seminário Seráfico da cidade de Rio Negro. Após a morte do esposo em 2003, Doralice continuou com o legado artístico da família. Pelo seu empenho e reconhecimento mundial com o artesanato em palha recebe essa homenagem.

– Dimas Humenhuk (PTB) indicou Lúcia Tkacz Schitz. Nasceu em 2 de julho de 1960 em Mafra. Casou com Nicolau Schitz e tem uma filha. Lucia é voluntária desde os 16 da Comunidade da Paróquia do Rito Bizantino Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Mafra e também uma das fundadoras da entidade. Ela é alfabetizada na língua ucraniana, tradutora, catequista e participa de todos os eventos da comunidade ucraniana e de outras entidades filantrópicas. Há 30 anos apresenta o programa Um Encontro com Os Ucranianos pela rádio São José AM/FM. Pelo empenho em manter e divulgar a cultura ucraniana recebe essa homenagem.

– Edenilson Schelbauer (PSB) indicou Salete Grosskoff Werka. Nasceu em Colorado Interior de Itaiopolis. Casou com Hebert Gilso Werka, tem duas filhas e é sócia proprietária da empresa Duck Comercio e representações. A empresa se instalou definitivamente em Mafra em 2003 e hoje conta com mais de 70 colaboradores e 1576 clientes. Desde lá, Salete realiza trabalhos sociais para ajudar o desenvolvimento da cidade. Como empresária, Salete já ajudou os hospitais de Mafra e Rio Negro, as Apaes, Lar dos Idosos, Lar da Geogerte e algumas associações de moradores. Na última enchente, disponibilizou caminhões, funcionários e alimentação para ajudar o trabalho das Defesas Civis Locais. Pelo seu empenho com o próximo recebe essa homenagem.

– Elcion José Peters (PSD) indicou Therezinha Munaro. Nascida no dia 28 de março de 1939 em Flores da Cunha – Rio Grande do Sul, Therezinha Munaro dedicou seus últimos 46 anos de vida aos pacientes do Hospital São Vicente de Paulo. Formada em técnica de enfermagem, Therezinha iniciou o trabalho na limpeza e depois ajudou a servir as refeições, mas foi como auxiliar de enfermagem que se destacou. Há 44 anos, o hospital é o local de seu trabalho e residência. Morando ali, permite que ela se dedique quase que exclusivamente a profissão como Técnica de Enfermagem e sua religiosidade. Quando não está no hospital, está a serviço da Paróquia Nossa Senhora Aparecida onde exerce a função de Ministra da Eucaristia. Já recebeu o prêmio Ruby e Mulher de Destaque, ambos do Clube Soroptimista, por trabalhar em prol da saúde de outras mulheres. Por esse empenho com a saúde e bem estar do próximo recebe essa homenagem.

– Eder Gielgen (PMDB) indicou Sueli Teresinha Hillebrandt. Nasceu dia 12 de março de 1955 em Mafra. Casou com Cirilio Hillebrandt, tem quatro filhos e três netos. Sueli ficou conhecida pela sua mobilização no bairro onde mora, onde conseguiu criar a Associação de Moradores Amigos Primavera (Amap), na qual sempre fez parte da Diretoria. Todo ano busca colaboradores para realizar a festa dos dias das crianças e de Natal. Atua como ministra da igreja, catequista, na pastoral da criança e da saúde, e outras entidades. Em 2000 pensando na comunidade, organizou celebrações de missas na sede da Abecelesc, assim a comunidade não precisaria deslocar-se até a Matriz São Jose. Sueli ajudou a conseguir uma capela para a comunidade, a capela São Miguel Arcanjo. Pelo empenho com o local em que vive e pelas pessoas ao seu redor recebe essa homenagem.

– João Carlos Reiser (PSD) indicou Anair Andrea Nassif. Nasceu no dia 28 de janeiro de 65 em Rio Negro.  Anair dedicou a sua vida a enfermagem. Há 29 anos se dedica a Maternidade Dona Catarina Kuss. Na sua profissão, ela dedica-se a levar a melhor qualidade de vida realizando partos humanizados e ajudando famílias a se formarem. Para ela, nada mais gratificante que ajudar as pessoas no milagre da vida. Pelo seu empenho e dedicação com o nascimento das pessoas recebe essa homenagem.

– José Marcos Witt (PDT) indicou Amália Woehl Paes Grein. Nasceu dia 16 de março de 1924. Casou com Argemiro Braz Grein e teve quatro filhos. Com suas raízes na roça, ainda morando em Itaiopólis, foi representante rural e repassou para mães a moças cursos de diversas áreas, como corte costura, horta caseira, culinária e outros. Em 1964, a família se mudou para Mafra. Participou de ações na Matriz São José por 25 anos, onde atuou na direção, zeladora da Capelinha, integrante do coral. Também foi participante da Associação das Senhoras de Caridade São Vicente de Paulo dando aula de corte e costura, entre outros trabalhos. Com 85 anos de idade, Amália finalizou seu livro “Memórias da Vovó”. Pelo seu amor e dedicação para um mundo melhor recebe essa homenagem.

– Marise Valério Braz de Oliveira (PMDB) indicou Cecília Kohler Pasdiora. Nasceu em 28 de outubro de 1930 em Araucária – Paraná. Casou com Ranufo Pasdiora e teve seis filhos. Dedicou 33 anos ao magistério, onde atuou por mais tempo na escola Doutor Francisco Izabel. Trabalhou como orientadora de grupos comunitários por seis anos, onde realizou um relevante trabalho aos atingidos na enchente de 1983 que estavam alojados na Igreja Nossa Senhora Aparecida. Nesta época, iniciou as atividades da Pastoral da Saúde. A partir de 1987, dedicou sua vida exclusivamente ao voluntariado na defesa da vida nas Pastorais Sociais da Igreja. Desde então, coordena a Pastoral da Saúde. Pelo empenho com a educação e a saúde do próximo recebe essa homenagem.

– Valdir Solkoski (PSB) indicou Carime Belém. Nasceu dia 18 de janeiro de 1939 em Papanduva. Casou com Mario Bielecki, teve um filho e dois netos. Sua vida foi marcada por superações. Trabalhando como dona de casa em Mafra, Carime superou as dificuldades físicas e conseguiu cuidar da casa e do filho sem ajuda. Apesar de ser cadeirante, nada impediu que buscasse sempre superar os obstáculos. Pelo seu empenho e dedicação com a família recebe essa homenagem.

– Vanderlei Peters (PDT) indicou Elione Prestes de Medeiros. Nasceu dia primeiro de fevereiro de 1968 em Agudos do Sul. Casada com Vanderlei Antônio Spothtem três filhos. Ela trabalha como zeladora, mas nas horas vagas é catequista e também coordenadora na Igreja Bom Jesus. Além disto, seu maior ato de bondade é com os cães de rua. Atualmente, ela tem oito cães, mas já chegou ter 22 animais. Para ela, todo ser vivo merece amor, carinho e alimentação. Pelo seu empenho e dedicação com a fé e com todos os seres recebe essa homenagem.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.