Colégio Barão de Mafra realiza seminário de violência e prevenção e combate as drogas

Por Gazeta de Riomafra - 11/07/2016

Colégio Barão de Mafra realiza seminário de violência e prevenção e combate as drogas (2)

Nos dias 23 e 24 de junho, nas dependências da escola, a fim de desenvolver as políticas educacionais do NEPRE (Núcleo de Educação e Prevenção) com discussões acerca do uso e abuso de substâncias psicoativas, educação sexual e as violências, na ótica da educação e prevenção. Sendo o NEPRE responsável por fomentar ações que visem à construção de uma rede de proteção integral às crianças e aos adolescentes.

Segundo  o  diretor  Sergio Antonio de Souza: As  ações  de  violências  que se instalam  entre  os  alunos  adolescentes,  entre  alunos  e  professores,  contra  a escola  e  outras situações,  passam a ser tratadas e combatidas,  imediatamente, no  interior  da  escola  e  quando  necessárias,  encaminhadas  a  outros  órgãos  e instituições,  através  de  redes multisetoriais como:  Conselho Tutelar, Polícia Militar e Ministério  Público,  que  ajudam  a  criar  estratégias  para  o  encontro imediato de soluções. A.E.E.B Barão de Antonina busca conhecer e fazer o adolescente se reconhecer   no   contexto   de   proteção   ou   de   risco   no   meio   escolar   e   na comunidade. Realizou-se uma pesquisa, com o auxílio da 3ª 08 do Ensino Médio Inovador, sob orientação da professora Adriana Kalinosk Machado sobre: Termômetro de Risco e Proteção na escola.

O gráfico a seguir, revela que 72% dos alunos entrevistados encontram-se em situação de proteção na escola, 27% em risco e 1% não opinou

Colégio Barão de Mafra realiza seminário de violência e prevenção e combate as drogas (3)

Melhorar as regras de convivência, perceber quando há problemas de relacionamento e buscar resolvê-los, ensinar regras de etiqueta são propostas trabalhadas, na escola, para garantir proteção aos estudantes.  Porém,  ações  e reflexões  voltadas  para  melhorar  questões  de  riscos  foram  expostas  pelos seguintes  profissionais:  psicólogo  clínico  e  institucional,  Lucas Tadra Bercket: adolescência  e drogas:  uma  dupla  que  não combinar; cabo  da  PM  Mafra,  Everton  Silvano  Cidral:  Sou  a  realidade  das  minhas  escolhas; professora  da UnC, mestre  em psicopedagogia,  doutoranda  em tecnologia  da saúde e fisioterapeuta, Jaqueline  Horodesk acompanhada da supervisora do curso de Fisoterapia da Unc- Mafra, Paty  Pereira e  acadêmicos  de  fisioterapia: drogas e qualidade de vida; o arquiteto, urbanista e umbandista Charles Neitzel: autoconhecimento, personalidade e sociedade; a professora Iria Graciete Weinert Chaves, especialista em  gramática e  produção de texto,  apresentou o seguinte relato: por  favor  Deus! Tenho apenas 17 anos, do livro: “histórias para aquecer o coração dos adolescentes” de Abgail Van Buren.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Estudantes preocupados   com o futuro dos jovens deixaram suas mensagens:  Michele Cardoso, 2ª 01, afirma: “Quero fazer o bem, não quero fazer o mal. Sem drogas e violência o mundo seria ideal”; Andrielly Wollf Tibes, André Augusto da Maia e Luiz Eduardo da Silveira, 3ª 01, pensam que: As drogas machucam seu corpo e a violência seu coração. Por resultado a tristeza, que leva sua vida em vão e Wendel José de Lima, 3ª 02, enfaticamente alerta: DROGAS. Não entre nessa roubada! Ela rouba a liberdade, a família, a saúde e a vida.  As mensagens foram impressas em marcadores de livro e distribuídas para o público presente no seminário. “O que se está observando, na prática, é que a E.E.B. Barão de Antonina está protegendo os alunos adolescentes, com ações imediatas e articuladas, aproximado as famílias e a sociedade na resolução de problemas ocasionados pelos diferentes tipos de violências cometidas”. Finaliza o gestor e professor Sergio Antonio de Souza.

Colégio Barão de Mafra realiza seminário de violência e prevenção e combate as drogas (1)

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.