Em visita a Mafra, secretário da Saúde ouve pedidos de melhorias na maternidade

Por Gazeta de Riomafra - 22/03/2017

A Maternidade Dona Catarina Kuss recebeu na tarde do último dia 13, a visita do secretário de Estado da Saúde, deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB). O secretário realizou uma reunião com os funcionários da maternidade e conheceu suas dependências.

Para o secretário em um momento o Estado de Santa Catarina tem uma grande preocupação com falta de leitos na UTI Neonatal, a Maternidade Dona Catarina Kuss desempenha um papel importante aqui no Planalto Norte do estado, onde possuí a única UTI Neonatal da região, dando suporte ao atendimento de emergência das demais cidades em volta de Mafra. Caropreso escutou dos funcionários que existe a necessidade da contratação de novos enfermeiros para a instituição, já que muitos do atual quadro de colaboradores estão se aposentando, além da necessidade da ampliação da maternidade.  Assuntos que o secretário se comprometeu a analisar com atenção.

Falou também que a Secretaria de Saúde já encaminhou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa onde 25% dos leitos dos hospitais e maternidade do estado poderão ser destinados para convênios e pacientes particulares. Hoje devido a uma ação do Ministério Público Estadual nenhuma instituição de saúde do estado pode cobrar para prestar atendimento ou internação. Segundo o secretário com o projeto de lei aprovado os hospitais e maternidade poderão voltar a ofertar leitos particulares e para convênios se beneficiando dessa renda para investimentos nas próprias instituições. Atualmente pacientes de Mafra particulares ou que possuem convênio são encaminhados para realizar o parto em Rio Negrinho.

O secretário comentou da necessidade de manter um diálogo com os municípios para que o atendimento de partos sem gravidade sejam feitos, quando possível, em suas próprias cidades, deixando os partos de emergência para serem feitos na MDCK que está preparada para prestar esse tipo de atendimento.

“Nós estamos aqui justamente para ver com os nossos olhos, ouvir os técnicos e o corpo funcional da instituição para poder realizar um bom trabalho enquanto Estado, organizando toda esta dinâmica de encaminhamento de parturientes com os demais municípios da região. Não é possível que muitos municípios que tenham condições não absorvam partos normais ou gestações sem dificuldade. A maternidade está preparada para absorver situações graves”, explicou Dr. Vicente.

O deputado estadual licenciado, Dr. Vicente Caropreso, que também é médico neurocirurgião, apontou que a crise que assola o país tem afetado diretamente a saúde na questão financeira, onde muitos cidadãos estão deixando os planos de saúde e voltando a usar o SUS. Fato que está sobrecarregando o sistema. Em suas visitas nas instituições de saúde ele tem pedindo empenho e esforço aos profissionais da saúde para que seja oferecido um atendimento melhor para população.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O secretário Caropreso estava acompanhado da superintendente dos Hospitais Públicos Estaduais, Lucia Mattos Schultz, e do gerente de Desenvolvimento de Hospitais Públicos Estaduais, César Augusto Korczaguin. Eles foram recepcionados pelo secretário executivo da ADR Mafra, Abel Schroeder; pelo prefeito de Mafra, Wellington Bielecki; pelo vice-prefeito Vicente Saliba; pela diretora da maternidade, Celia Bueno Franco Saliba; e pelos gerentes administrativo, técnico e de enfermagem da instituição.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.