EMEB Avencal do Saltinho realiza projeto “De onde vem o seu pãozinho?”

Por Gazeta de Riomafra - 23/11/2016

O cheirinho de pão fresquinho logo cedo despertou nos alunos da EMEB Avencal do Saltinho uma curiosidade: como é feito o pão, onde se faz? Partindo disto, no final de setembro, os alunos do 3º ano – realizadores do projeto “De onde vem o seu pãozinho?” sob a responsabilidade da professora Carla Christiane Herbst Brüske -, além do 4º e 5º anos da escola, realizaram uma viagem de estudos ao Moinho Catarinense.

MÃO NA MASSA

De acordo com a professora foi um dia de muito aprendizado. “Os alunos puseram a mão na massa literalmente, aprendendo passo a passo o processo de como fazer o pão. Além de tudo, puderam entender o caminho que o trigo faz, do campo à nossa mesa”, explicou. Carla também destacou a hospitalidade da empresa. “Só temos a agradecer a receptividade, a paciência, grande simpatia e profissionalismo de todos, esclarecendo todas as nossas dúvidas. Foi muito bom contar com as orientações práticas”, disse.

A diretora da escola, Adriana Chaikosky Schafacheck destacou a importância da participação da família no projeto. “A riqueza do contato familiar, quando as mães vieram até a escola para ensinar a receita aos alunos, tendo a criança como auxiliar e ainda compartilhar o alimento com todos. Esses são valores que precisam ser resgatados”.

DO CAMPO À MESA

O projeto teve como objetivo mostrar o processamento do alimento – do campo à mesa – visando à alimentação mais saudável. Os alunos do 3º ano transformaram um pequeno espaço da escola em local de aprendizado, onde puderam acompanhar o crescimento do trigo – plantado por eles – e perceber com esta vivência, como as sementes brotam. “Eles aprenderam a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brindasse com a transformação destas pequenas sementes em uma nova planta”, comentou a diretora da que completou dizendo “é importante mostrar ao educando o cuidado com o espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Outra influência importante que EMEB Avencal do Saltinho tem é quanto à formação de hábitos alimentares saudáveis em seus alunos por meio de hortas escolares, despertando o interesse de cada um em ter sua própria horta em casa.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.