EMEB Evaldo Steidel é exemplo de escola sustentável

Por Gazeta de Riomafra - 31/03/2017

“Lugar de criança é na escola” seja na área urbana ou na rural como é o caso da EMEB ver. Evaldo Steidel, de Saltinho do Canivete, que tem atividades cativantes para os alunos no contraturno. Informática, balé, atividades ligadas à natureza como produzir e cultivar uma horta, um minhocário, estufa de ervas medicinais e ainda aprender sobre utilização de recursos naturais como captação de água da chuva e irrigação.

DA ESCOLA PARA COMUNIDADE

Muitas ideias nascem a partir de uma necessidade, desta forma, procurando utilizar as áreas não ocupadas da escola, a diretora Luciana Steffens e os professores resolveram desenvolver algumas atividades. “Temos a colaboração de pais de alunos que são fundamentais para a continuidade das atividades”, declarou a diretora. Um exemplo é a preparação do terreno para instalação de duas caixas d’água (doadas pela Epagri) para captação de água da chuva, na qual um pai de aluno estava colaborando. Outra ação que envolve e auxilia a comunidade é a miniestação meteorológica com a qual se pode prever ou pelo menos perceber alterações nas condições climáticas de uma determinada região. Segundo a diretora, por intermédio do projeto Escola do Campo, cada comunidade vai ter um pluviômetro e por meio da leitura do mesmo, os alunos irão produzir gráficos e demais trabalhos relativos ao tema.

HORTA

O professor de geografia, Zaqueu Hack, implantou a horta escolar com objetivo educacional em 2015, para alunos do 5º ao 9º ano, uma vez que a mesma já era uma prática tradicional. “A implantação se deu em três níveis: 1 – escola como oportunidade de aprendizagem; 2 – projeto horta nas casas (concurso); 3 – comercialização (oferta, procura, mercado). Assim, o aluno participa desde a semeadura até colheita e destinação”, explicou o professor, que completou ainda dizendo que a escola é o campo amostral de estudo. “O mais importante é que o aluno se sinta parte do que está construindo”.  Vale destacar que tudo o que é produzido na horta é utilizado pela escola para o lanche ou comercializado para a comunidade, e tudo o que é arrecado com a venda, é revertido à escola.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

CONCURSO HORTA NAS CASAS

Um assunto que repercutiu na comunidade foi o concurso “horta nas casas” realizado pela escola no ano passado, no qual o aluno participante criava uma horta em casa seguindo o regulamento para a montagem do canteiro – tamanho, altura, preparo, irrigação e ainda preenchimento de ficha de controle da horta. Houve premiação com troféus do 1º ao 6º lugar e medalhas de participação para todos os demais.

O aluno do 9º ano, João Carlos Buba, 13 anos, que ficou em 2º lugar, conta que aprendeu a plantar e gostou da atividade. “Fiz canteiros de repolho, alface, tomate e cebola. Colhi o que plantei, vendi um pouco e guardei o dinheiro”, contou, lembrando ainda que os prêmios oferecidos foram um bom incentivo para a participação. “Queria ganhar um prêmio e consegui. Ganhei um celular”.

Já Nicole Vanessa Schermanch, 11 anos, aluna do 6º ano, ficou em 3º lugar e ganhou um tablet. Plantou abobrinha, pepino, alface, pimentão, feijão de vagem, couve e morango. “Fiz vidros de conserva e vendi alguns”, disse. Nicole também gostou de participar e falou que aprendeu a cuidar das plantas para não terem pragas.

Outro aluno do 9º ano, Gilmar Franquette Junior, 17 anos, contou que aprendeu técnicas novas, jeitos de plantar, virar e adubar a terra. “Executei na prática o que aprendi na teoria”, explicou, contando ainda que seus pais o apoiaram. Plantou pepino, cebola, beterraba, alface e pimentão para consumo da família. Gilmar disse que vai comprar mais mudas para dar continuidade à horta.

A secretária Municipal de Educação, Estela Maris Bergamini Machado, reitera que as atividades da escola vão além dos seus muros. Envolvem a comunidade escolar, propiciando reflexões e práticas em benefício do crescimento do aluno como ser ativo no meio em que vive. “Esta é uma das premissas de trabalho que a Secretaria desenvolve e apoia indistintamente. É muito importante educar o nosso aluno como o agente transformador da sociedade que queremos”, concluiu a secretária.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A EMEB ver. Evaldo Steidel conta com mais de 170 alunos e atende as comunidades de Saltinho Canivete, General Brito, Caillet, Corredeira, Estação Canivete, Lageadinho da Boa Vista, São João da Boa Vista e Fazenda Batatais.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.