Encerrada formação continuada de gestores, coordenadores e orientadores escolares de Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 12/12/2017

No início do mês aconteceram os encerramentos dos cursos de formação continuada para gestores, coordenadores e orientadores escolares, realizados pela Secretaria Municipal de Educação durante o ano de 2017 de forma separada. A formação continuada entre gestores teve seu encerramento no último sábado, dia 2, no Parque Aquático Águas Douradas.  Lá o setor de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Mafra fez uma retrospectiva dos temas trabalhados durante o ano, demonstrando na prática, na forma de gincana, os conceitos repassados. Participaram da capacitação durante todo o ano de 2017, cerca de 30 gestores de unidades escolares da rede municipal de ensino. Reuniam-se mensalmente com a finalidade compartilhar saberes sobre gestão escolar e possibilitar o crescimento enquanto equipe, entre outros objetivos.

Já o encerramento da formação continuada para os coordenadores e orientadores educacionais aconteceu na última terça-feira, dia 5, com palestra proferida pelo psicanalista clínico Davison Rocha, que abordou temas que foram trabalhados durante o curso. A capacitação aconteceu em encontros quinzenais para estudos, troca de ideias, discussões, confronto de realidade e reflexões sobre o papel do coordenador pedagógico.

SUPORTE PARA FUNÇÕES INTEGRADAS

As duas capacitações aconteceram por iniciativa da Secretária Estela Maris Bergamini Machado, que percebeu a necessidade de proporcionar um suporte às profissionais tanto de direção, como de orientação e coordenação. “O trabalho visou dar suporte para essas funções que devem atuar de forma integradas, para viabilizarem melhores resultados no processo ensino aprendizagem. “A função da coordenação e orientação é uma assessoria que dá suporte ao trabalho dos professores, oferecendo subsídios para o fortalecimento do trabalho que é desenvolvido nas escolas, em consonância ao trabalho do gestor”, explicou.

Segundo a secretária, a escola tem um papel primordial na construção de uma sociedade melhor, por isso a função do corpo de gestão deve proporcionar resultados positivos à escola. “O trabalho em sintonia entre gestores, coordenadores e orientadores é de extrema importância para se alcançar esses resultados”.  Ela adiantou que com a avaliação positiva das capacitações, para o próximo ano já está se pensando em realizá-los de forma conjunta.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.