Gestores municipais promovem capacitação do Plano de Ações Articuladas

Por Gazeta de Riomafra - 25/07/2016

Gestores municipais promovem capacitação do Plano de Ações Articuladas

Durante todo o dia da segunda-feira (18) Gestores Municipais de Convênios dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense, bem como técnicos que preenchem o PAR nas Secretarias de Educação participaram gratuitamente de capacitação sobre o Plano de Ações Articuladas – PAR.

O evento aconteceu na sede da associação, em Mafra, por solicitação dos colegiados de educação e de gestores de convênios e tratou sobre as ferramentas de financiamento, planejamento e desenvolvimento de projetos da educação pública em regime de colaboração dos municípios com o Governo Federal.

O objetivo foi promover o reconhecimento das possibilidades legais e as consequentes ferramentas para efetivar o regime de colaboração dos municípios junto ao Governo Federal para o financiamento das ações de construção, reforma e ampliação e aquisição de mobiliários, equipamentos e recursos técnicos, didáticos e pedagógicos.

A palestrante Gilmara da Silva alertou os participantes para atentarem aos prazos, mostrando como garantir que todos os planejamentos indicados no Sistema SIMEC a partir do PAR sejam monitorados para que não se percam prazos e orientações para correção de possíveis diligências.

Ela também orientou sobre o preenchimento do plano de ações articuladas de forma a atender às necessidades do município e alinhá-las às determinações legais dos planos nacional, estadual e municipal de educação, além da orientação para o atendimento às necessidades físicas, estruturais e pedagógicas da Rede de Ensino.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR)

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, dos municípios e do Distrito Federal instrumentos eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE, instituído pelo decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Sendo um compromisso fundado em 28 diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas e efetivas, compartilha competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.

A partir da adesão ao plano de metas, os estados, os municípios e o Distrito Federal passaram à elaboração de seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR).

PALESTRANTE

Gilmara da Silva possui Mestrado (2006), Especialização em Alfabetização (2002) e graduação em Pedagogia (1988) pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua na elaboração, implementação e desenvolvimento de Políticas e Programas Educacionais, com destaque para o planejamento e monitoramento do PAR e a elaboração e monitoramento do Plano Municipal de Educação no âmbito de Secretarias de Educação e em associações de municípios para fortalecer as ações de cooperação intermunicipal.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.