Hemosc estuda abrir uma agência transfusional em Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 23/02/2017

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – Hemosc estuda a possibilidade de abrir uma Agência Transfusional em Mafra na Maternidade dona Catarina Kuss, para fornecimento de sangue e seus derivados para as cidades do planalto norte catarinense.

A agência transfusional é uma unidade hemoterapica que tem como função, armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematólogicos pré transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões em unidades hospitalares. A agência não funcionará como coletora de sangue, ou seja, não recebe doação apenas, manipula o sangue.

Hoje os hospitais e maternidades da região quando necessitam de concentrados de hemácias (sangue) e de seus derivados precisam se deslocar até o Hemosc em Joinville. A Maternidade dona Catarina Kuss utiliza os serviços da agência do Hospital São Vicente de Paulo, já os derivados, como plaquetas e plasma ela faz a captação no Hemosc de Joinville e o HSPV faz apenas o preparo destes.

A instalação da Agência na MDCK é pelo motivo da maternidade ser uma instituição pública, o que vai de encontro com a política do Hemosc em não trabalhar em locais privados. Em contrapartida a maternidade tem interesse na instalação da agência em suas dependências, mais esbarra no problema da falta espaço físico.

HEMOSC EM CANOINHAS FECHOU AS PORTAS

Como foi amplamente divulgada na imprensa regional, a unidade do Hemosc em Canoinhas foi fechada no último dia 02 deste mês de fevereiro, devido à quantidade de sangue recolhida na região não ser o suficiente para mantê-la funcionando. Entre os motivos alegados para o fechamento da unidade, o número de doadores não era o suficiente, nunca chegando a capacidade total de 720 coletas/mês.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além disso, como o processamento de sangue para a produção de concentração de plaquetas mais próximo era em Joaçaba, no oeste do estado, não era possível fazer essa separação. Com isso, somente concentrados de hemácias e plasma comum eram feitos com a coleta de Canoinhas. Segundo o Hemosc na época, o serviço não valia a pena do ponto de vista custo-benefício.

Existente há 25 anos a Associação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas (Adosarec) foi criada pelo esforço de um idealista apaixonado pela vida, Orestes Golanovski,

Hoje os doadores de sangue da região precisam se deslocar até Joinville ou Jaraguá do Sul para fazer a doação.

COMPARTILHE

1 COMENTÃRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.
  1. Precisamos mesmo uma unidade de coleta aqui trabalho na saúde sou doador e não tenho como estar indo a Joinville ou Jaraguá para doar, pois, segundo eles, nessas cidades precisa ser agendado para fazer a coleta em Canoinhas era só chegar e doar. Aqui em Mafra vai ser uma beleza vou poder estar doando várias vezes no ano cumprindo os prazos de intervalo.

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.