Monitoramento rápido de cobertura vacinal contra a Febre Amarela é realizado na região

Por Assessoria - 31/03/2017

Durante o mês de março, a Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra realizou, nos municípios de sua área de abrangência (Mafra, Campo Alegre, Itaiópolis, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho e São Bento do Sul), o monitoramento rápido de cobertura vacinal conta a Febre Amarela.

Entre os dias 05 e 24 de março, 5.266 pessoas foram visitadas, com o objetivo de avaliar a situação vacinal de toda a população acima de nove meses e abaixo de 60 anos de idade na área de cobertura de recomendação da vacina contra a Febre Amarela.

A ação permitiu resgatar as pessoas ainda não vacinadas, melhorando a cobertura e aumentando a imunidade da população. Ao longo do monitoramento, 1.244 pessoas receberam a vacina, ficando protegidas contra a doença, que pode ter curta duração ou evoluir para formas graves e levar até mesmo à morte.

SINTOMAS

Os principais sintomas iniciais da Febre Amarela são: febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos. Após três a quatro dias a maioria dos doentes (85%) recupera-se completamente. Quando a doença evolui para a forma grave há aumento da febre, diarreia, reaparecimento dos vômitos, dor abdominal, icterícia (olhos amarelados, semelhante à hepatite), manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos no nariz e gengivas) com comprometimento dos órgãos vitais como fígado e rins. Não há tratamento especí­fico para a doença, mas apenas sintomático, com cuidadosa assistência ao paciente em ambiente hospitalar.

SOBRE A DOENÇA

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Febre Amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos, presente em países da África e das Américas Central e do Sul. A transmissão pode ocorrer de duas formas: silvestre e urbana. Mas se trata de uma só doença.

Na forma de transmissão silvestre, os vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes, que mantêm a circulação do vírus entre os macacos, podendo, também, transmitir ao homem, caso esteja nesse ambiente sem estar vacinado. Na forma de transmissão urbana, o veículo do vírus é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue, da febre do chikungunya e da zika.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.