Procon orienta sobre cuidados na hora de fazer compras para o Natal

Por Assessoria - 02/12/2016

Para evitar que os gastos com as festas de final de ano se transformem em problemas em janeiro de 2017, o Procon de Mafra está orientando os consumidores quanto a alguns cuidados na hora de comprar os produtos da ceia ou os presentes de Natal. Nesta época do ano, o consumo é motivado pela injeção de capital na economia, com o pagamento do 13° salário e com o pagamento de férias para uma grande parte dos trabalhadores. Vale destacar que esse dinheiro extra dá uma sensação de que existe uma margem para gastar mais do que deveria. Porém, é preciso estar atendo para os gastos do começo do ano.

Contas a pagar

As cobranças do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vêm no início do ano. Além disso, para quem tem filhos, há gastos ainda com a matrícula em escolas e a compra de material escolar. O Procon orienta também quanto ao uso do cheque especial e cartão de crédito que devem ser utilizados com prudência. Fazer uma lista de presentes e estipular o valor a ser despendido ajuda a controlar os gastos. Para maior segurança na hora da compra, recomenda-se que o consumidor guarde os comprovantes e exija a nota fiscal.

O Secretário Municipal de Governo e Cidadania de Mafra, Marquinho Colono, lembra que é grande a movimentação econômica neste período. “É importante que os consumidores prestigiem o comércio local, pois ajudam no crescimento das lojas e na garantia dos empregos dos funcionários destes estabelecimentos. E isto fortalece e aquece o comércio mafrenseâ€, declarou e completou ainda que “devemos presentear quem amamos, mas não esquecendo o verdadeiro significado do Natalâ€.

Veja alguns cuidados ao comprar produtos:

Importados

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
  • Maior atenção ao comprar produtos importados, pois muitos deles são comercializados no mercado informal.
  • As informações na embalagem devem estar em português.

Nacionais e importados

  • Solicitar sempre a nota fiscal, que é uma garantia da procedência do produto e de que poderá recorrer em caso de defeitos.

Garantia estendida

  • Esta garantia não cobre todos os itens da garantia contratual e encarece a compra do produto.

Ceia

  • Pesquisar os produtos para encontrar o melhor preço.
  • Verificar a qualidade dos produtos da ceia e data de validade. É comum que os produtos, como frutas e panetones sejam comercializados com o prazo de validade com expiração muito próxima.

Compras pela internet

  • Identifique o fornecedor: Procure a identificação do site e de todos os demais fornecedores envolvidos em sua compra virtual (razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do e-mail).
  • Verifique as características do produto: Antes de realizar a compra, analise a descrição do produto, faça comparações com outras marcas, visite a página do fabricante para confirmar as funções e certifique-se que ele atende à sua necessidade.
  • Fique atento às condições da entrega: O prazo de entrega deve ser especificado.

Informações

O Procon de Mafra atende de segunda à sexta-feira, das 8 às 14h na Rua Dr. José Boiteux, nº 41. Telefones pra contato: 3642-5822 ou ainda 151. Contate também via e-mail: proconmafra@gmail.com / proconmafra@yahoo.com.br

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Site do Procon de Santa Catarina: www.procon.sc.gov.br

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.