Profissionais da Saúde de Mafra participam do I Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio

Por Gazeta de Riomafra - 30/06/2016

Profissionais da Saúde de Mafra participam do I Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio

A AMP – Associação Mineira de Psiquiatria organizou o XVIII Congresso Mineiro Psiquiatria, de 16 a 18 de junho, em Belo Horizonte, MG. O evento abriu espaço ainda para XII Jornada Sudeste de Psiquiatria, IX Simpósio de Estimulação Cerebral da ABECer e para o I Congresso Brasileiro de Prevenção ao Suicídio, este último a cargo da Associação Brasileira e Prevenção do Suicídio. O tema central do congresso foi “Prevenção do Suicídio: uma tarefa para muitas mãos”. Mafra esteve representada por meio das profissionais de saúde, Ariane Woehl (assistente social) e Debora Popadiuk (psicóloga do NASF). Na ocasião, Ariane apresentou o trabalho “Suicídio, um fenômeno silenciado e silencioso”. De acordo com as profissionais o congresso contou com a participação de especialistas do país e América Latina.

Impressões

Para a psicóloga o evento foi esclarecedor. “Nos deparamos com vários trabalhos relacionados à prevenção ao suicídio realizados em todo o país, o que nos dá um panorama dos aspectos que precisamos aperfeiçoar e multiplicar em nosso município, vendo também a importância que o tema vem ganhando no cenário nacional”. Ela completou ainda: “além disso, motivador por vermos que Mafra está caminhando ao lado destas grandes potências, dando mais subsídios para que nos desenvolvamos ainda mais em nossa cidade”.

Segundo a assistente social, foi evidenciada no evento a necessidade da percepção de uma saúde mental, voltada aos reais sentimentos das pessoas. “Mais do que isso, que as especialidades médicas e demais profissionais de saúde sejam humanísticas por natureza, devendo contribuir para o debate sobre o bem-estar de nossa sociedade, discutindo então as relações da saúde mental, mais do que da doença mental, com esporte, cultura, política, controle social, qualidade de vida e promoção à saúde”, declarou. Ariane ainda conclui. “Enfim, a reflexão que fica é: que sociedade queremos todos nós e em que podemos contribuir para que tenhamos, de fato, uma sociedade que promova efetivamente o bem- estar e a saúde mental”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.