Reeducandas do presídio de Mafra lançam livro

Por Everton Lisboa (Click Riomafra) - 27/03/2017
Foto: Divulgação

A ressocialização é uma das práticas adotadas pelo Presídio Regional de Mafra. Na última sexta-feira (24), foi realizada a cerimônia de lançamento do livro “Mulheres Poéticas – A Poesia no Cárcere”, escrito por 12 reeducandas e poetizas do complexo prisional, comprovando que é possível estabelecer novos e bons caminhos na vida através de ações educativas e culturais.

O livro – publicado pela editora Giostri – reúne histórias reais dessas mulheres. O projeto iniciou no mês de junho de 2016, quando as internas tiveram a oportunidade de obter remição da pena por leitura de obras literárias, tendo a orientação de uma professora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), conveniado com o Departamento de Administração Prisional (DEAP) e a unidade prisional mafrense.

No mês de agosto do último ano o Presídio Regional de Mafra também realizou um convênio junto ao Campus Canoinhas do Instituto Federal de Educação, oportunizando às internas a participação no Programa Mulheres Sim, que é um trabalho de nível nacional que busca a valorização da mulher, o acesso aos direitos, cidadania e possibilidades de geração de renda, ou seja, o empoderamento feminino.

Para o Sr. Helton Neumann Leal, diretor do Presídio Regional de Mafra e um dos grandes responsáveis pela prática da ressocialização no complexo, a reeducação dos detentos não depende somente do Estado. Segundo ele, ao Estado compete ditar as regras do sistema e oferecer as oportunidades para que o interno mude seus objetivos de vida, mas a ressocialização depende muito mais da força de vontade dos internos. O diretor do presídio também frisou a importância das parcerias para que o livro se tornasse realidade. “Ao assumir a Gerência do Presídio Regional de Mafra no final de 2015, vi a possibilidade de implantarmos o mesmo projeto que havíamos implantado no passado em Canoinhas e, graças ao empenho e afinco dos servidores da unidade prisional, de autoridades locais, do CEJA, do Instituto Federal de Educação e da Giostri Editora, este projeto deixou de ser um sonho e se tornou uma realidade palpável, reconhecido pelo MEC, o qual nos visitou para conhecer os trabalhos desenvolvidos por nossas internas”, ressaltou.

Foto: Divulgação

Além das reeducandas e equipe do presídio de Mafra, o evento de lançamento também contou com a presença de autoridades locais e regionais. O público pode entrar em contato com o presídio de Mafra através do telefone 3642-4756 para obter informações sobre a compra do livro.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.