Servidores da sede administrativa da Prefeitura de Mafra aderiram ao h√°bito da reciclagem

Cada departamento personalizou suas caixas para recicláveis. Papéis e plásticos são a maior parte dos materiais

Por Gazeta de Riomafra - 18/11/2017

H√° alguns anos a Prefeitura de Mafra tem trabalhado com seus servidores a conscientiza√ß√£o sobre separa√ß√£o do lixo org√Ęnico do recicl√°vel. Em 2011 e 2012 realizou gincanas do meio-ambiente, a fim de promover a conscientiza√ß√£o ambiental, fazendo com que cada servidor separasse em casa o lixo recicl√°vel, em vez de destin√°-lo ao aterro sanit√°rio.

Desta vez a ação, que teve início neste mês, prioriza a coleta interna dos departamentos lotados na sede administrativa da Prefeitura, e mais uma vez foi iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

- CONTINUA AP√ďS A PUBLICIDADE -
Breithaupt Mafra

A gerente de meio ambiente, Amanda Renara Crimin√Ęncio, explica que n√£o estava havendo separa√ß√£o do material, portanto, resolveu propor aos departamentos a separa√ß√£o. ‚ÄúFiz abordagem nos setores, expliquei a import√Ęncia da separa√ß√£o do material org√Ęnico do recicl√°vel e solicitei a colabora√ß√£o de todos‚ÄĚ, disse. Amanda explicou ainda que a coleta √© feita duas vezes na semana por um servidor da limpeza (Gilson Bege), o qual √© respons√°vel tamb√©m por acondicionar o que √© recolhido e por fazer a destina√ß√£o do material (para Seluma e esta para RECIVIDA).

COLETA PERSONALIZADA

Para estimular a participa√ß√£o de todos os servidores, a gerente prop√īs que cada departamento personalizasse sua caixa de coleta de recicl√°veis ‚Äď a√ß√£o que foi bem aceita no pr√©dio. H√° caixas de papel√£o simples, outras personalizadas e outras at√© customizadas, como √© o caso da caixa das servidoras do departamento de Recursos Humanos e Qualidade que a decoraram fim de chamar a aten√ß√£o para o ato de reciclar. ‚ÄúConfeccionamos uma caixa diferenciada para que fosse atrativa e servisse de modelo e tamb√©m de incentivo aos demais servidores‚ÄĚ, contaram as servidoras Eliane Grassitelli, C√©lia Moro, Daniela Seidel, Iracema Kuka e Amanda Munhoz, lembrando que realizaram o trabalho em equipe.

QUANTIDADE

Antes de dar in√≠cio a esta a√ß√£o, a gerente de meio ambiente fez uma estimativa de quantos quilos de material recicl√°vel haveria por semana. ‚ÄúEstimamos em cerca de cinco quilos por saco, tendo em m√©dia 30 sacos por semana, totalizando aproximadamente 150kg‚ÄĚ, declarou. Ela pontuou ainda que o maior volume de material refere-se a papel e papel√£o, pl√°stico (copos, embalagens) e poliestireno expandido (isopor).

VAMOS SEPARAR O LIXO

A gerente contou que pretende lan√ßar uma nova gincana a fim de estimular a pr√°tica da reciclagem. ‚ÄúEstamos em fase de elabora√ß√£o, mas pretendemos envolver todos os servidores e as reparti√ß√Ķes p√ļblicas‚ÄĚ, disse. Enquanto a gincana n√£o acontece, Amanda aconselha que os servidores realizem a separa√ß√£o do material diariamente. ‚ÄúOs departamentos que ficam em outros locais e n√£o na sede administrativa da Prefeitura e tem interesse em adotar esse h√°bito (caixa de reciclagem), pode entrar em contato comigo que presto aux√≠lio nesse sentido‚ÄĚ, esclareceu.

O QUE √Č RECICL√ĀVEL

– Pap√©is recicl√°veis:¬†aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papel√£o, papel de fax, formul√°rios de computador, folhas de caderno, cartolinas, cart√Ķes, rascunhos escritos, envelopes, fotoc√≥pias, folhetos, impressos em geral.

– Pl√°sticos recicl√°veis: tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades dom√©sticas, embalagens de refrigerante, garrafas de √°gua mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conex√Ķes, sacos pl√°sticos em geral, pe√ßas de brinquedos, engradados de bebidas, baldes, embalagens Tetra Pak.

-Metais recicláveis: latas de alumínio (ex. latinhas de bebidas), latas de aço (ex. latas de óleo, sardinha, molho de tomate), tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros.

РVidros recicláveis: tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens. Para separá-los: devem estar limpos e sem resíduos. Podem estar inteiros ou quebrados. Se quebrados devem ser embalados em papel grosso (jornal ou craft).

O QUE √Č E O QUE N√ÉO √Č RECICL√ĀVEL

РPapéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.

РMetais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.

РPlásticos não recicláveis: cabos de panela, tomadas, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos.

– Vidros n√£o recicl√°veis: espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cer√Ęmicas e lou√ßas, l√Ęmpadas, vidros temperados planos.

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENT√ĀRIO

Por favor, digite o seu coment√°rio.
Por favor, informe o seu nome.