TRE faz balanço positivo; ocorrências policiais caíram 72%, diz PM

Por Gazeta de Riomafra - 04/10/2016

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) e a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) fizeram um balanço positivo das eleições municipais no estado, realizadas neste domingo, 2. Conforme a Justiça Eleitoral, a votação transcorreu dentro da normalidade nos 295 municípios. O número de ocorrências policiais relativas a delitos eleitorais, conforme a PM, caiu 72% na comparação com o primeiro turno de 2012.

A totalização dos votos começou logo após às 17h. Às 17h12min, Ponte Alta do Norte, no Meio-Oeste, foi o primeiro município catarinense a encerrar a apuração. Porém, em Campo Belo do Sul e Brusque votação prosseguiu até por volta das 18 horas, devido a problemas isolados em algumas seções. A totalização em Santa Catarina foi finalizada por volta das 20h35. Uma urna de Ipumirim, no Oeste, foi a última a ser apurada.

“Dever cumprido. Quero agradecer os juízes, promotores, autoridades. A Justiça Eleitoral cumpriu o seu papel. Ganhamos todos, a democracia se consolida a partir de um processo eleitoral bem construído e bem realizado”, resumiu o desembargador César Augusto Abreu, presidente do TRE-SC.

Abreu afirmou que a abstenção ficou dentro da normalidade. O sistema de biometria, usado pela primeira vez nas principais cidades do estado, também funcionou dentro do esperado e não chegou a causar demora nas votações.

OCORRÊNCIAS
Conforme o tribunal, 14 candidatos foram detidos as cidades de Passo de Torres, Porto União, Laguna, Itajaí, Campo Erê, Imbituba, Sombrio, Brusque, Joaçaba, Balneário Camboriú, Dionísio Cerqueira (2 candidatos presos), São Bernardino e Balneário Rincão.

De acordo com a PM, até às 19 horas, foram atendidas um total de 112 (cem e doze) ocorrências. Sendo que, 136 (cento e trinta e seis) cidadãos foram flagrados cometendo crimes eleitorais, bem como, também 22 (vinte e dois) candidatos foram flagrados cometendo os mesmos delitos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo informações da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC, 174 urnas tiveram que ser substituídas em 97 municípios do Estado. As urnas que apresentaram problemas foram imediatamente substituídas e estão recebendo normalmente os votos dos eleitores. Não houve registro de votação manual.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.