Trinta novas câmeras de segurança foram instaladas em Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 30/06/2016

Trinta novas câmeras de segurança foram instaladas em Mafra (1)

O “Projeto Comunitário de Videomonitoramento”, que possibilitou a instalação de 30 câmeras de segurança em Mafra, foi apresentado na quarta-feira (22), em cerimônia na Guarnição Especial de Mafra. Os novos aparelhos têm como objetivo reforçar o trabalho da polícia na prevenção e combate ao crime e fazem parte de iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

O programa, implantado pela promotoria de Justiça de Mafra, consiste na instalação de câmeras para complementarem o monitoramento feito com os equipamentos disponibilizados pelo estado. As novas câmeras foram instaladas em estabelecimentos empresariais e comerciais que já possuíam sistema de monitoramento instalado de forma privada. A partir da proposta do MPSC, os dispositivos também serão voltados para as ruas nas imediações do estabelecimento.

A colocação das câmeras foi possibilitada por parceria firmada com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Mafra, cujos associados são os alvos mais frequentes de crimes contra o patrimônio. O novo sistema é gerenciado pela Polícia Militar com as demais câmeras do Estado.

O poder judiciário contribuiu ao viabilizar a concessão das verbas para a efetivação do programa. No total, foram gastos R$ 75 mil, com recursos provenientes do Fundo de Transações Penais da Comarca de Mafra. Devido aos novos mecanismos serem colocados em sistema já existente, o programa traz como diferencial a instalação por um custo mais barato.

Trinta novas câmeras de segurança foram instaladas em Mafra (2)Ao apresentar a iniciativa para as autoridades e para a comunidade, o promotor de Justiça Rodrigo Cesar Barbosa incentivou os convidados a aderirem ao programa com a doação de kits de câmera para colocarem nos estabelecimentos que ainda não fazem parte do sistema.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A apresentação do programa fez parte da segunda etapa da iniciativa, que se baseia na transmissão ao vivo das imagens para a Central de Monitoramento da Polícia Militar. Inicialmente, as câmeras apenas gravavam, de forma que possibilitavam a investigação de crimes já ocorridos. Agora, com a disponibilização em tempo real, além de cumprir a função investigativa e repressiva, o sistema possibilita a atuação preventiva.

Como próximos passos, o programa deve ser expandido ao interior do município. Ao final, está prevista a instalação de câmeras especiais que possibilitem a leitura de placas de veículos, de forma que se integre com o sistema da Polícia Rodoviária Federal.

COMPARTILHE

2 COMENTÁRIOS

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.
  1. Porque Mafra não coloca as câmeras Sul ao Vivo assim como outras cidades próximas tem ex. Canoinhas as pessoas podem ver a cidade a qualquer hora do dia através da internet. Assim também outras regiões do Estado e ate mesmo do pais ficam por dentro de Mafra sc.

    Porque somente os policiais podem olhar que acontece na cidade. A população também pode auxiliar neste sentido.

  2. Iniciativa em que todo mundo sai ganhando: comerciantes e população. Parabéns aos envolvidos e vamos motivar que outros empresários adiram a ideia.

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.