Procedimento de captação de órgãos é realizado em Canoinhas

Por Assessoria - 03/04/2017

Durante todo este domingo (02), a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Santa Cruz de Canoinhas realizou a retirada de pulmão, fígado, rins e córneas, coordenados pela SC Transplantes.

O Hospital Santa Cruz – que já vem se destacando no Estado, desde 2013 na captação de córneas, com 142 captações do tecido –, agora também captou demais órgãos. Esta é a terceira vez que ocorre o procedimento nas dependências do hospital e a primeira vez do explante de Pulmão, que é bem raro.

Além da equipe da CIHDOTT de Canoinhas, participaram do procedimento equipe de Porto Alegre e equipe de Florianópolis, ambas vieram de avião até o aeroporto de Três Barras e voltaram em seguida levando os órgãos aos pacientes receptores, que já aguardavam em cirurgia.

A equipe do Rio Grande do Sul elogiou o preparo do hospital Santa Cruz: “Saímos de Canoinhas extremamente felizes, não só pela execução do procedimento, mas principalmente pela maneira como fomos recepcionados pela equipe do Santa Cruz. São todos muito organizados e focados, ficamos surpreendidos com tamanha dedicação durante o processo”, relatou o cirurgião torácico, Dr. Cristiano Andrade.

“Quando somos tão bem recebidos, como fomos aqui, isso nos renova e dá forças para seguir nesse árduo trabalho de doação de órgãos e transplante, disse Fabiane Marek, enfermeira da CIHDOTT do Hospital das Clínicas.

As informações do doador e dos receptores dos órgãos são sigilosas, mas a CIHDOTT Canoinhas afirma que se não fosse a compreensão da família não seria possível o sucesso na execução dos trabalhos. “Graças a paciência da família do doador, que aceitou aguardar o corpo, todo o procedimento foi um sucesso. Sem essa compreensão certamente não seria possível, acredito que o fato de todos os membros da família serem doadores, colaborou muito em todo essa ação”, contou a enfermeira da CIHDOTT de Canoinhas, Karin Adur.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

ÍNDICE

Santa Catarina foi classificado em 2016 com o melhor índice de doadores de múltiplos órgãos por milhão de população (pmp). O Estado tem a melhor taxa de doação que é de 30,5 pmp. A média nacional é de 13,1 pmp. Canoinhas está muito bem posicionado no ranking, fechou 2016 na 6ª colocação à nível nacional, mas já chegou a alcançar a 3ª posição.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.