Escola Municipal Rio da Estiva finaliza a 4ª Gincana Ambiental com apresentação de Natal

Enviada por Mateus Bonez - 20/12/2016

A escola municipal Rio da Estiva, de Itaiópolis, apresentou um trabalho sobre sustentabilidade no último dia 7) onde abordou um dos temas centrais desse século: O aquecimento global. O trabalho foi idealizado pelos professores Sabrina M Campos, Aline Kohler, Mateus Bonez e pela diretora escolar Suelen Droczazk.

Como mudaremos nossa situação? O que faremos para ajudar nosso meio ambiente? Pensando nessas questões, a escola há quatro anos promove uma gincana ambiental para fortalecimento dessa ideia. A apresentação consistiu em mostrar o que fazemos com o mundo, trazendo uma encenação  finalizando com o tema natalino, expressando que tudo o que queremos nesse Natal é um mundo melhor, um mundo saudável.

4ª GINCANA AMBIENTAL

Foram muitos os motivos que contribuíram para a formação do projeto Gincana Ambiental na escola. Primeiro o interesse dos alunos pela natureza, partindo desse interesse surgiu a ideia de trabalhar com algo que contribuísse para a formação de um cidadão consciente e atuante. E partindo desse contexto, promoveu com a aplicação dos 3R’s, uma maior tomada de consciência dos alunos e posteriormente alcançando a comunidade. Onde o reciclar, o reaproveitar, e o reutilizar, (3R’s) aplicados na metodologia da prática do projeto, ampliarão essa consciência e promoverão algumas ações de mudança de atitude. Porém, ainda é necessário muito trabalho para ser feito por todos nós, de modo que tenhamos de fato um ambiente limpo e saudável.

A coleta do lixo na comunidade Rio da Estiva e comunidades próximas que são atendidas pela escola tem o objetivo certeiro de promover ações que estimulem a reflexão sobre a coleta seleta do lixo e óleo saturado, sensibilizando a comunidade sobre a importância da preservação ambiental e sustentabilidade.

A gincana ambiental é feita durante todo o ano letivo, todos os dias da semana de segunda a sexta-feira, sendo que cada dia da semana é coletado um resíduo (lixo) diferente.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O dinheiro arrecadado com a venda do lixo que sai das comunidades retorna aos alunos em forma de prêmio, para aqueles que mais arrecadaram lixo. Também é destinado para a compra de mudas de flores para ornamentação do jardim.

Nesse ano de 2016 foi arrecadado um total de 3.073,0 Kg de lixo dentre eles papelão, papel branco, papel colorido, plástico, e alumínio. De óleo saturado foram arrecadados 169 litros. Agradecemos muito aos alunos, professores e a comunidade em geral que contribuiu para que todo esse lixo tivesse o seu destino correto. Como diria o grande estadista alemão Johann Wolfgang Von Goethe “A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas”.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.