Após formatura de 2.800 soldados, Beto Richa anuncia contratação de mais 200. Quantos virão para Rio Negro?

Por Gazeta de Riomafra - 21/01/2017
Formatura da Policia Militar do Paraná (Fonte: Divulgação)
Formatura da Policia Militar do Paraná.

O governador Beto Richa anunciou na formatura de quase 2.800 novos policiais e bombeiros, a contratação de mais 200 suplentes do concurso da Polícia Militar, que também concluíram a formação. “Chegamos, assim a quase 3 mil novos profissionais da Polícia Militar. Isso é uma demonstração clara da nossa prioridade à segurança pública, que é o grande clamor da população, e evidência da saúde financeira do Paraná”, afirmou o governador.

Enquanto muitos estados estão com dificuldades de pagar seus servidores, graças ao ajuste fiscal que promovemos no Paraná, temos condições não só de pagar os salários como contratar novos servidores para uma área tão essencial como a segurança”, ressaltou.

Em solenidade em Curitiba, se formaram 1.098 soldados, sendo 786 policiais e 312 bombeiros, que atuarão na capital, na Região Metropolitana e no litoral. A solenidade lotou o estacionamento do Palácio Iguaçu, com a presença maciça de familiares e amigos dos novos soldados. Muitos levaram crianças vestidas com a farda da Polícia Militar. Durante a semana, o governador participou de formaturas em Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.

Em Curitiba, o governador ressaltou a assinatura, também na quinta-feira 12, do contrato de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Paraná Seguro, programa que concentra as diversas ações e investimentos em segurança. “Vamos investir fortemente em mais equipamentos, mais viaturas e em aperfeiçoamento dos nossos policiais”, disse ele.

CONDIÇÕES DE TRABALHO

Além da ampliação do efetivo, destacou o governador, o Governo do Paraná fez investimentos em melhoria nas condições de trabalho das polícias. Ele citou a suplementação, em R$ 103 milhões, do orçamento da Secretaria da Segurança Pública, para compra de mais 1.100 viaturas novas, que se somam às 1.200 adquiridas há dois anos. Foram comprados também 8 mil coletes balísticos, armas e munições. “Aguardamos a entrega de armas de longo alcance para melhorar a segurança de nossos policiais no combate ao crime”, disse o governador.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ele falou sobre a valorização dos servidores e lembrou que o governo estadual está implantando progressões e promoções para os funcionários. Só na Polícia Militar serão implantadas, a partir de janeiro, 1.600 promoções e 9 mil progressões. “Praticamente a metade do efetivo de policiais militares receberá aumento nos seus salários”.

PREVENÇÃO

O reforço no contingente da Polícia Militar se reflete diretamente na redução da criminalidade, segundo o secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita. “Os novos policiais e bombeiros militares passaram por dez meses de formação, com aulas e estágios operacionais nas ruas. Estão preparados para o policiamento preventivo e ostensivo. O efetivo bem aplicado, obedecendo estatística de incidência criminal, tem o reflexo imediato na diminuição dos crimes”, explicou. “Os soldados já estavam atuando nas ruas durante o estágio operacional. Agora, com a formatura, eles serão distribuídos conforme a necessidade dos municípios”, disse ele.

MAIS IMPORTANTE

Para o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, a contratação de novos policiais é o investimento mais importante na área de segurança. “Ainda que a gente invista muito em tecnologia, em material bélico e viaturas, o imprescindível para a segurança das nossas famílias e das comunidades é a presença ostensiva e a atuação do militar estadual. “Os novos soldados que integram as forças de segurança do Paraná são uma demonstração do respeito do governador com a sociedade e a Polícia Militar”, complementou.

PREPARAÇÃO

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Juceli Simiano Júnior, destacou a preparação dos novos bombeiros, que tiveram formação de 1.700 horas em sala de aula, além do estágio operacional. “Tenho a convicção de que estão preparados para desempenhar plenamente suas atividades em Curitiba, Região Metropolitana e no Litoral”, afirmou.

De acordo com ele, parte do efetivo já será destacada para o Litoral para reforçar a operação Verão Paraná. “Darão suporte em atividades de busca, salvamento, incêndios e todas as outras ações inerentes ao Corpo de Bombeiros”, explicou.
Os novos policiais e bombeiros militares que se formaram nesta semana passaram por dez meses de formação, com aulas teóricas e estágio operacional, acompanhados de profissionais experientes.

RIO NEGRO SERÁ LEMBRADO DESTA VEZ?

Desta vez não há desculpas em não enviar novos policiais para Rio Negro e região. Mesmo com a falta de prestígio e de expressão, dos políticos rionegrenses junto ao governo do estado, são 786 policiais que serão destinados a capital, RMC (nossa região) e ao litoral, então é quase impossível não vir novos policiais para cá.

Ainda mais que Rio Negro está figurando frequentemente na imprensa estadual com os constantes casos policiais, ocorridos principalmente em 2016 e no começo de 2017. Basta nossas autoridades locais mostrarem ao governo estes inúmeros casos que por si só já justifica o aumento considerável de efetivo policial em Rio Negro. A população não aguenta mais a situação e aguarda uma solução urgente.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.