Biblioteca Pública de Rio Negro completa 90 anos de atividade

Por Gazeta de Riomafra - 20/10/2016

Biblioteca Pública de Rio Negro completa 90 anos de atividade (1)

Criada em 1926, fazendo parte das comemorações dos 100 anos da imigração alemã, a biblioteca pública professor Venceslau Muniz, comemorou 90 anos de história na última terça-feira, dia 18.

Para comemorar a data, houve uma programação como: solenidade em comemoração aos 90 anos às 14h na sede da biblioteca, homenagens e premiação da gincana cultural desenvolvida pela equipe da biblioteca com a participação dos alunos do 5º ano da rede pública municipal, onde os vencedores foram revelados durante o evento recebendo medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugares.

A bibliotecária Janice Lüders, que atua na biblioteca há quase trinta anos, recebeu o certificado “Honra a quem tem honra”. Anunciada pela secretária Municipal de Educação, Cultura e Turismo, Esporte e Lazer, Jussara do Rocio Heide, a homenagem foi extensiva a todos os funcionários que contribuíram para que a biblioteca chegasse a esses 90 anos com a qualidade atual. “Honra a quem tem honra” é um certificado entregue às pessoas que fazem de Rio Negro um lugar melhor e que honram a si, sua terra, seu trabalho e seu povo.

Biblioteca Pública de Rio Negro completa 90 anos de atividade (3)

Em sua fala, a secretária Jussara parabenizou a biblioteca e toda sua equipe. “O trabalho desenvolvido aqui na biblioteca é muito especial. Hoje a equipe é destaque em eventos com as ações do Camarim de Pintura, Contação de Histórias, Teatros de Fantoches, entre tantas outras atividades. A biblioteca foi muito além de seu espaço físico – que também é importante – e hoje vai até as escolas, às feiras e programações de Rio Negro”, disse.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Gincana Cultural foi realizada com os alunos dos 5º anos da Rede Pública de ensino de Rio Negro, que foram premiados durante a solenidade. A gincana teve como objetivo proporcionar ao educando uma formação integral e humanitária, com respeito, cooperação e justiça, valorizando a interação social, a participação em equipe, o respeito aos adversários, além de resgatar e valorizar a cultura local.

Diversas atividades são realizadas na biblioteca

Hoje na biblioteca pública de Rio Negro, além de acervo cultural com mais de 23 mil livros, ela propõe outras várias atividades, inclusive extraclasse, complemento didático e trabalhos de estímulos a leitura nas e crianças, pintura, contação de histórias, teatro de fantoches, até o auxílio a trabalhos de TCC que hoje são realizados na biblioteca.

Qualquer cidadão ou estudante pode fazer sua carteirinha e desfrutar dos serviços da biblioteca, para isto, basta trazer um comprovante de residência e carteira de identidade para sair com sua carteirinha da biblioteca pública de Rio Negro, professor Venceslau Muniz.

Foram premiados os três melhores colocados, sendo: em 3º lugar a Escola Municipal Duque de Caxias, em 2º lugar a Escola Municipal João da Silva Machado e em 1º lugar a Escola Municipal Prefeito Mathias Augusto Bohn.

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Negro, Élcio Josué Colaço; os familiares do professor Venceslau Muniz; os familiares do senhor Agostinho Paizani Filho; além de diretores de Escolas Municipais e Estaduais, imprensa e ex-funcionários da Biblioteca Pública Municipal Professor Venceslau Muniz.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.
  1. Parabéns a equipe da BP – de Rio Negro e a todo os agente públicos e políticos que colaboram para a viabilização de recursos para que a biblioteca continue em funcionamento. Parabéns também pelos importantes projetos executados pela equipe proporcionando conhecimento e diversão para a cidade. É muito importante não deixar que esses valores se perca. Como leitor das duas, não posso deixar passar um desabafo:

    Uma pena que na cidade vizinha – Mafra – a biblioteca esteja entregue ao caos. Conheço os funcionários de lá. Pessoas capacitadas e bem intencionadas, com projetos em mãos e conhecimento de causa para fazer a diferença.
    O problema é que ao contrário de Rio Negro, em Mafra os vereadores e últimos prefeitos fecharam os olhos para essa importante instituição. O povo padece nesse sentindo sem nenhum projeto politico para a biblioteca de Mafra.
    Vamos torcer para que ano que vem, ou o mais breve possível possamos ver uma matéria dessas em relação a Biblioteca de Mafra. Pessoas capazes, tem.

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.