Colégio Agrícola de Rio Negro é destaque nacional na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Por Gazeta de Riomafra - 22/08/2016

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento promovido pela sociedade Astronáutica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT), tendo por objetivo divulgar a Astronomia e as atividades espaciais do Brasil e do mundo nas escolas do país.

Além da prova escrita e das atividades observacionais, ocorre concomitantemente a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que nesse ano chegou à sua décima edição.

Ambos os eventos são realizados em período específicos e envolvem alunos da educação básica de todo o país, tanto de escolas públicas quanto de escolas particulares. Os melhores alunos são selecionados para as Olimpíadas Internacionais de Física e de Astronomia e para a Jornada de Foguetes.

O CEEP Lysímaco Ferreira da Costa (Colégio Agrícola de Rio Negro–Pr), tem participado de quase todas as edições de ambos os eventos, tendo obtido ótimos resultados à nível nacional a cada ano. Na edição atual (10ª MOBFOG), o colégio novamente classificou uma equipe entre as 100 melhores do Brasil. Constituída pelos alunos: Matheus Eduardo Rank; Vinícius Ruthes Schmidt e Bianca Ruthes Ferreira sob a Orientação do professor de física Carlos F. Kondlatsch, a equipe conseguiu efetuar o lançamento de um foguete construído apenas com material reciclável e impulsionado exclusivamente por reação química não explosiva, a uma distância superior à 300m, sendo que o mínimo necessário para a classificação CEEP eram 120m.

Esse resultado garantiu vaga ao colégio na Jornada de Foguetes, que ocorrerá de 31/10/2016 a 03/11/2016 em Barra do Piraí-RJ. Da nossa região, apenas outros dois estabelecimentos de ensino (um de Curitiba e outro de Pinhais), juntamente com outro de Santa Cecília–SC, conseguiram atingir o índice técnico para o evento nacional.

O CEEP Lysímaco ferreira da Costa busca agora patrocínio junto à sociedade e às empresas locais, para conseguir a verba necessária para se fazer presente nessa Jornada de Foguetes, na qual os alunos participarão de palestras e conferências e também demonstrarão o lançamento de seu foguete, concorrendo à premiação nacional.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.