Dirigentes sindicais fiscalizam preço do fumo em Mafra e região

Por Gazeta de Riomafra - 21/03/2017

Diante de várias reclamações de produtores de tabaco, a Associação dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais da região da Erva-Mate no Planalto Norte de Santa Catarina (Asdtramate), que congrega os Sindicatos filiados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do estado de SC (Fetaesc), realizou na semana passada, visita surpresa a empresas fumageiras de Canoinhas e região.

De acordo com dirigentes sindicais da região o objetivo foi acompanhar o processo de compra nas esteiras das empresas que compreende o processo de classificação do produto.

Segundo as informações que chegam até a Fetaesc, por intermédio de seus Sindicatos na região, a rigorosa classificação e o rebaixamento nas classes do tabaco têm trazido prejuízos aos produtores.

Participaram da vistoria os dirigentes sindicais dos Sindicatos de Mafra, Itaiópolis, Canoinhas, Irineópolis e Três Barras.

Durante a visita foi constatada a rigorosa classificação que está sendo realizada pelas empresas. “Os agricultores que estavam vendendo seu produto elogiaram a presença dos sindicatos nas fumageiras. Isso ajuda a melhorar a classificação”, disse o presidente do Sindicato de Itaiópolis, Acir Veiga.

Depois da visita os dirigentes se reuniram avaliando que a classe x (baixeiro) não está sendo comprada por algumas empresas e a reclamação será levada à Comissão Interestadual do Tabaco, para que se cumpra o protocolo assinado entre as fumageiras e a representação dos produtores de tabaco.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As visitas surpresa foram realizadas nas empresas Aliance One, Phlilip Morris, JTI, Premium, KG Tabacos e ATC.

SUPER

O plantio fora do pedido, produtores que plantaram sem registro, o clima favorável resultou, segundo os dados até, em uma super safra.

O resultado disso é uma dificuldade na comercialização. Com a lei de oferta de mercado o excesso de tabaco baixou o preço do produto.

Segundo as informações faltam colher cerca de 30% de tabaco na região do planalto norte catarinense uma das maiores produtoras do Brasil. Acompanhou os trabalhos o assessor de Política Agrícola da Fetaesc, Irineu Berezansjki.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.