Escola Inácio Schelbauer é uma das vencedoras do Prêmio Orirerê – Cabeças Iluminadas

Por Redação Click Riomafra - 25/02/2016

O Prêmio Orirerê – Cabeças Iluminadas divulgou na última semana os colégios premiados. A escola rionegrense Inácio Schelbauer foi uma das premiadas. Com o tema “Zumbi dos Palmares – Herói Nacional”, o concurso busca contribuir na valorização e na visibilidade da cultura afroparanaense e afro-brasileira na sociedade, por meio da produção de trabalhos realizados pelos estudantes das escolas estaduais do Paraná.

Criado em 2009 pelo Centro Cultural Humaita – Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afro-brasileira, o Prêmio Orirerê – Cabeças Iluminadas tem como objetivo valorizar e dar visibilidade à herança cultural e à presença negra no Paraná em uma ação conjunta com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, sob a coordenação do Departamento da Diversidade/Coordenação da Educação das Relações da Diversidade Étnico Racial – CERDE/DEDI/SEED.

Em 2015, o prêmio, em consonância com a Lei 10.639/03 e a Deliberação 04/2006 do Conselho Estadual de Educação, priorizou novamente a inclusão da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos currículos escolares, trazendo como tema “Zumbi dos Palmares – Herói Nacional”, visando valorizar e dar visibilidade a Zumbi dos Palmares, ícone ainda pouco conhecido da História do Brasil.

A inscrição poderia ser efetivada nas categorias Painel, Redação e/ou Composição musical de autoria exclusiva sobre o tema. A Escola Estadual Inácio Schelbauer-EF participou com um trabalho de pesquisa e execução em cada uma das três categorias. Os trabalhos foram desenvolvidos no segundo semestre de 2015 e apresentados no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

O resultado do prêmio foi divulgado no dia 16 de fevereiro, sendo que a escola Inácio Schelbauer ficou entre as 10 selecionadas na categoria Composição Musical, sob orientação do Professor Reginaldo Rodrigues da Luz, e em 1º lugar na categoria Painel, desenvolvido pelos alunos Gustavo Ruthes Prohmann, Carlos Daniel Baron, Andressa Baron, Kelly Fabiane C. Vieira, Jeniffer Heloísa Andrade Pires, Gabrieli S. Miguel e Rafaela Mendes, orientados pela Professora de Arte, Valdete T. dos Santos Reddin, que afirma: “O sonho se torna realidade quando mãos se unem na construção; cabeças pensam, planejam, criam e ousam juntas, então a vitória acontece! Mais uma vez a escola Inácio colhe os frutos do trabalho coletivo”.

Escola Inácio Schelbauer é premiada no Prêmio Orirerê – Cabeças IluminadasA premiação será uma viagem para conhecer o Museu Afro Brasil, em São Paulo. A direção da escola, Professora Andréia de Louudes Maiorki Wormsbecker, agradece a todos os envolvidos nos trabalhos e os parabeniza pela histórica conquista!

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As demais escolas premiadas foram: Colégio Estadual Julia Wanderley, em Carambeí; Ceebja – CIC, em Curitiba; Colégio Estadual Prof. Mário Evaldo Morski, em Pinhão; Colégio Estadual do Campo Contestado, na Lapa.

A premiação considerou como critérios a pertinência à temática, originalidade, criatividade e fundamentação do conteúdo para desenvolver o trabalho. Foram inscritos quase 500 trabalho de escolas em 79 municípios paranaenses. Os vencedores receberam uma viagem para conhecer o Museu AfroBrasil, em São Paulo.

Clique aqui e confira mais detalhes sobre o prêmio.

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.