Temporais castigaram Riomafra e região, causando prejuízos na cidade e no interior

Por Gazeta de Riomafra - 20/10/2016

Os municípios de Mafra, Rio Negro e cidades vizinhas foram castigados por duas fortes tempestades que causaram estragos de grande monta tanto na área rural e urbana. Ventos fortes na tarde de quinta-feira, 20, atingiram cerca de 150 casas em Mafra e empresas provocando alagamentos e destelhamentos, além de derrubarem árvores, inclusive uma na praça Lauro Muller. A rua Alípio Siqueira em Mafra também chegou a ficar em meia-pista (bairro do Passo) devido o alagamento do rio Bandeira. E na noite de terça feira uma chuva de granizo levou prejuízos ao meio rural em ambas as cidades. Em Rio Negro também houveram quedas de árvores próximo ao Colégio Barão de Antonina, bairros e interior e cerca de seis destelhamentos de casas e edificações comerciais na área central.

O temporal apresentou rajadas de ventos que chegaram a 70 km onde parte do toldo do colégio CEMMA em Mafra foi arrancado. Ainda houve transtornos na rede elétrica, com a falta de energia em aproximadamente 12 mil casas. Apesar dos trabalhos contínuos de reparos da Celesc, ainda pela manhã de sexta-feira perto de mil casas continuavam sem luz. Segundo a Celesc o problema da falta de energia ocorre principalmente devido a vegetação (galhos de árvores) cair sobre a rede elétrica e também devido ao vento, os fios de luz entram em contanto, também causando curto-circuito na rede elétrica.

As Defesas Civil de Mafra e Rio Negro foram acionadas e atuaram em conjunto com os Corpo de Bombeiros no atendimento às famílias atingidas, socorrendo emergencialmente com lonas e retirada de árvores e galhos tombados. Ao mesmo tempo estão sendo feitos os levantamentos dos estragos.

A chuva de granizo que caiu na noite do dia 18 causou grandes prejuízos nas comunidades de Saltinho do Canivete e São João (interior de Mafra), atingindo granjas, galpões de insumos e defensivos ou de máquinas agrícolas, plantações de fumo e residências no meio rural.

CHUVA DE GRANIZO

A Defesa Civil de Mafra foi acionada inicialmente para verificar os estragos da chuva de granizo provocados na Escola Municipal de Educação Básica Vereador Evaldo Steidel, cujo ginásio de esportes fora atingido, mas, de acordo com o Secretaria de Governo e Cidadania, ao chegar na localidade, foram constatados estragos em cerca de 11 granjas, que tiveram seus telhados totalmente destruídos. O tamanho das pedras era tão grande que destruiu coberturas de eternit com espessura de até 6 milímetros. Nesse registro, aproximadamente 50 casas foram danificadas, mas apenas uma família desalojada, dormindo em um veículo devido aos estragos produzidos na residência. Não houve registro de feridos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Equipes das Secretarias de Governo e Cidadania e de Agricultura estão fazendo o levantamento das perdas. “Estamos de prontidão juntamente com o Corpo de Bombeiros para atender de forma rápida as ocorrências e dar o suporte necessário para minimizar os danos tanto nas propriedades quanto nas residências atingidas”, declarou o secretário da pasta.  Como as previsões de temporais estão mantidas, a Defesa Civil divulgou os números dos telefones para emergências, quais sejam: 199, da Defesa Civil; 193, do Corpo de Bombeiros e 3641-4070, da Secretaria de Governo e Cidadania.

REGIÃO

Em outros municípios vizinhos também houveram vários prejuízos, o temporal mais forte da última quinta-feira 20, atingiu o município de Porto União. Em Canoinhas já choveu nestes últimos dias 41,6mm, onde foi decreta situação de emergência no município, vários locais encontram-se alagados.

 
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.