Rede de Apoio Municipal aos usuários de substâncias psicoativas

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 08/11/2014 - 10h01

Campo do Tenente, por meio de integrantes das Secretarias Municipais, Conselho Tutelar, Policia Militar e outras Instituições estão estruturando uma Rede de Apoio Municipal aos usuários de substâncias psicoativas e vem se reunindo periodicamente para discutir alternativas e ações a serem desenvolvidas para informações e encaminhamentos.

O uso de substâncias psicoativas tem ocorrido em todas as culturas conhecidas. Em sociedades modernas, especialmente as ocidentais, o uso descontrolado destas substâncias tornou-se um dos principais problemas de saúde pública. Praticamente todos já tiveram algum tipo de contato com cafeína ou nicotina (cigarros) e a grande maioria já experimentou álcool e boa parte dos jovens já experimentou canabinóis (maconha) e atualmente o crack que é um dos maiores vilões entre pessoas e entre diversas faixas etárias. As medicações obtidas sob prescrição médica, incluindo tranquilizantes e inibidores do apetite, também tem sido abusadas em grande escala.   É considerada substância psicoativa (drogas) qualquer substância que, utilizada por qualquer via de administração, altera o humor, o nível de percepção ou o funcionamento cerebral, podendo ser legalmente usadas, prescritas ou ilícitas (ilegais). No entanto, não existe uma fronteira nítida entre o que seja um simples uso de drogas, um abuso ou mesmo uma dependência severa pois tudo isto se desenvolve em indivíduos singulares. A condição clínica resulta da interação da substância com a vulnerabilidade fisiológica e social de cada um.

Dentre as reuniões mensais da equipe técnica e cobranças do ministério público, foi verificada a necessidade de formar um Comitê Gestor Intersetorial Municipal de Saúde Mental, o qual neste ultimo dia 04 de novembro o município recebeu a Coordenadora de Saúde Mental da 2ª Regional da Saúde de Curitiba-PR, para explanação sobre o bem estar da saúde mental dos indivíduos, bem como a implantação de programas no município, veio para apoiar a iniciativa do município e trouxe a legislação e exemplos de superação de outros municípios.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.