Dia da Consciência Negra é marcado por diversas atrações em Campo do Tenente

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 02/12/2014 - 10h58

Em Campo do Tenente o dia nacional da Consciência Negra foi celebrado no dia 20 de novembro, com apresentação de Capoeira, Maculelê e desfile com trajes típicos da cultura africana no ginásio de Esportes Alberto Wenski, com participação dos alunos da Escola Gunther Urban.

No dia 21 de novembro os alunos e professores da Escola Municipal João Paulo II realizaram a 2ª exposição da consciência negra. Foram realizadas diversas apresentações e exposições.  A exposição envolveu diversos temas como: pintura corporal, máscaras, arte, culinária, religião, jogos, músicas, utensílios africanos  e a história dos escravos no Brasil.

O Brasil foi o último país a abolir formalmente o trabalho escravo e concentra hoje a segunda maior população negra do mundo, atrás apenas da Nigéria. Essa realidade exige de toda a sociedade brasileira uma reflexão sobre a condição da população negra.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro. Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.