Melhorias na Saúde de Campo do Tenente com a Implantação do E-SUS-PEC

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 22/08/2015 - 11h58

O novo sistema E-SUS – PEC é uma parceria entre o Ministério da Saúde/Governo Federal e o município por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de um sistema de gestão informatizado, que irá permitir um registro da situação de saúde individualizado por meio do Cartão Nacional de Saúde. O programa obtém informações gerais, como o tipo de atendimento, exames realizados e diagnósticos, além de dados sócio-econômicos e educacionais. O Hospital São Luiz, já recebeu quatorze novos computadores e quatro servidores, com suporte completo de no – breaks e impressoras térmicas para imprimir o cartão SUS e em breve técnicos devem iniciar a implantação do novo e importante sistema, que está orçado em R$ 82.9 mil.

 Desta forma a Secretaria Municipal de Saúde, terá o cadastro das informações de cada cidadão, unificando e integrando todos os sistemas das ESFs – Estratégias de Saúde da Família, com registros de dados do usuário desde a portaria, setor de enfermagem, a farmácia e o consultório médico.

O E-SUS será o mecanismo utilizado pelos profissionais para inserção e consulta de dados sobre os usuários de saúde e das ações realizadas com cada paciente. A utilização do E-SUS permitirá avaliar e acompanhar o processo de trabalho da Atenção Básica, pois fortalece os processos de gestão dos usuários, facilita a busca de informações epidemiológicas de forma ágil, permite colocar em evidência problemas e características particulares de cada comunidade, como exemplo: acompanhando o uso e demanda de medicamentos da Farmácia e traçando o perfil social de cada cidadão e comunidade em particular.  Para o prefeito Jorginho Quege, a implementação do E-SUS – PEC é um grande passo dado pela atual Administração Municipal na área de Saúde, buscando a constante melhoria da qualidade de vida das comunidades tenenteanas.

Sistema de Gestão INFORMATIZADA E-SUS-PEC vem para facilitar a comunicação das Informações entre Município, Estado e União. Na Primeira etapa o Sistema está sedo Implantado no PSF do Hospital Municipal São Luiz, para atendimento a demanda de preenchimento e processamento dos Prontuários e Agendas do Programa de Estratégias de Saúde da Família, em uma próxima fase ele será integrado á todas as unidades ESF s: Divino e demais rurais interligadas.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.