“META: percorrer 50.000 quilometros, passando por um quinto dos 5.565 municĂpios brasileiros e marcando passagem em todos os 26 estados da federação mais o Distrito Federal.” VocĂŞ encara essa viagem?

Desde 1977, aos 19 anos, quando assistiu uma reportagem sobre um casal de ingleses, que atravessou seu paĂs, andando de bicicleta, que o paraense JosĂ© Nilton Brito (hoje com 54 anos), tinha o sonho de fazer isso, no Brasil. Em 16 de junho de 2009, mesmo contrariando sua famĂlia (ele Ă© casado e tem 03 filhos e um neto), ele partiu de Palmas -Tocantins (marco zero geográfico do Brasil), numa viajem de pura aventura, no projeto que ele denomina: “Conhecer os Brasis do Brasil”. Apesar de ser uma grande aventura, JosĂ© Nilton planejou detalhadamente sua viajem e Ă© bem organizado, registrando em cadernos, diariamente sua passagem por cada municĂpio, (pedindo inclusive a confirmação por escrito de autoridades e representantes das sociedades locais). O que mais surpreende a todos, Ă© a simplicidade de seus recursos: a bike, onde carrega tudo que precisa: mapas, barraca, saco de dormir, alimentos e umas poucas roupas de ciclista. O pernoite Ă© realizado com ajuda de autoridades locais: bombeiros, polĂcia militar e outros. Em Campo do Tenente ele pernoitou no Mosteiro Trapista. Mas ele conta, que nem sempre Ă© assim, já dormiu na mata a noite, correndo todos os riscos imagináveis de perigo. Suas histĂłrias sĂŁo fantásticas, mas de cunho verdadeiro, pois observa – se em sua pessoa, o caráter admirável desse homem simples.
PASSAGEM POR CAMPO DO TENENTE
 Na Ăşltima quarta-feira (02/05), ele chegou em Campo do Tenente, vindo de Riomafra, onde conheceu o jornalista Paulo Roberto Peyerl, que o encaminhou atĂ© a igreja local, á prefeitura e ao salĂŁo de festas da parĂłquia, onde JosĂ© Nilton deu uma palestra, aos membros da melhor idade, contando suas aventuras nessa arriscada, mas, fascinante viagem de bicicleta pelo Brasil. JosĂ© Nilton visitou o prefeito Celso Wenski em seu gabinete, e o padre Stanislaw Gogulski na parĂłquia (que registrou fts do viajante para o site da parĂłquia Cristo Rei). De origem humilde e com poucos estudos, JosĂ© Nilton no entanto; se mostra ser uma pessoa culta, inteligente e de excelente memĂłria, pois relembra os detalhes geográficos e nomes de municĂpios e amigos que fez nessa aventura, que estava prevista para terminar em dois anos (em 16 de junho de 2012). PorĂ©m devido a imprevistos, ele calcula que sua aventura deve atrasar em uns sessenta dias aproximadamente, terminando lá pelo final do mĂŞs de agosto desse ano, quando chega ao Ăşltimo municĂpio previsto no Estado do Rio Grande do Sul. De lá, de Ă´nibus, seguirá novamente ao marco inicial em Palmas (Tocantins) para registrar seu feito. Muito educado e carismático, JosĂ© Nilton tem o dom natural de comunicar – se com facilidade e maestria, foi assim sua palestra, que emocionou aos presentes a tarde festiva semanal, da melhor idade, (incluindo o pároco local; Stanislaw Gogulski e o editor do jornal da ParĂłquia e membro ativo da comunidade catĂłlica local, Mauro JosĂ© de Barros).
RETA FINAL
O paraense JosĂ© Nilton está na reta final de sua jornada: de Campo do Tenente ele seguiu na quinta-feira (03/05), para a cidade da Lapa, depois atĂ© Paranaguá, onde de lá, pretende seguir pelo litoral atĂ© o Rio Grande do Sul, onde termina finalmente sua aventura , apĂłs mais de dois anos na estrada. Ele deve entĂŁo, alcançar sua meta de percorrer 50.000 quilĂ´metros, passando por um quinto dos municĂpios brasileiros e marcando passagem em todos os 26 estados da federação mais o Distrito Federal. Exemplo de determinação e de esportista, JosĂ© Nilton, lembra que sua fĂ© em Deus, tem sido sua grande inspiração nos momentos difĂceis da aventura. Apesar das intempĂ©ries desse paĂs de dimensĂŁo continental e dos diferentes “temperamentos” de cada ser humano e povo diferente que encontra, ele Ă© certamente um exemplo de humildade e de perseverança, ao desafiar diariamente e conhecer: “Os Brasis do Brasil”.
Paulo Roberto Peyerl





