Leocádio Consul foi homenageado em festa de ídolos do Londrina da década de 70

Publicado por Miguel Luiz - 26/01/2015 - 21h15

Hoje com seus 70 anos de idade, Leocádio Consul nasceu em Mafra no dia 05 de outubro de 1944, disparado o melhor jogador que surgiu no futebol mafrense, saiu do Peri Ferroviário com seus 16 anos, para o Operário de Ponta Grossa em 1959, onde começou a fazer sua história no futebol brasileiro, brilhou com a camisa do Coritiba foot Ball Club, fazia frente para a toda poderosa equipe do Santos de Pelé na década de 60, entre outras equipes que foram de suma importância na sua vitoriosa carreira.

Os diretores da representação londrinense, como reconhecimento pelo o que representou para o Londrina Esporte Clube, equipe que defendeu nos anos de 1962 a 1964 e depois de 1975 a 1976, quando encerrou a carreira devido uma contusão no joelho, foi homenageado numa festa no mês de dezembro/2014, com ídolos que defenderam o “Tubarão” na década de 70.

Numa iniciativa do ex-jogador profissional, Carlos Alberto Garcia, marcou seu nome naquela briosa equipe do Londrina Esporte Clube na década de 70, juntamente com a diretoria deste clube paranaense, realizaram o I Encontro de Jogadores que defenderam o “Tubarão” nos anos de 1975/76 e 1977, onde estes atletas foram homenageados numa grande festividade, que foi realizada no dia 14 de dezembro/2014, juntamente aos festejos da cidade de Londrina que comemorou 80 anos de emancipação.

Esta festa foi realizada no estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), entre os atletas que vestiram a camisa do Londrina na década de 1970, desfilaram seu futebol com a presença de Carlos Alberto Garcia, Neneca (goleiro), Marinho (jogou no Flamengo de Zico), Paraná, Xaxá, Milton do Ó, Leocádio Consul, entre outros, onde a diretoria do LEC, prestou uma homenagem a todos eles, que  encerraram essa festa de final de ano.

Sabendo da importância de Leocádio Consul, nesta festa dos ídolos do Londrina, vieram de carro a Mafra para o leva-lo, onde ficou hospedado no Hotel Bourbon de sexta-feira até segunda-feira (12 a 15 de dezembro), com as despesas tudo paga, onde o mafrense pode matar a saudades de ex-atletas, que marcaram seus nomes na equipe londrinense, receberam como lembrança a camisa do Londrina, que sagrou-se campeão paranaense em 2014 e subiu para a Série C de 2015 do Campeonato Brasileiro.

HISTÓRIA DE LEOCÁDIO NO FUTEBOL – A estrela de Leocádio Consul começou a brilhar no ano de 1959, quando o Clube Atlético Ferroviário de Curitiba, veio a Mafra para um jogo amistoso contra o Peri Ferroviário Esporte Clube, e aproveitou para avaliar um meia direita de nome Leocádio Consul, com seus 16 anos de idade.

O Ferroviário acabou vencendo a equipe mafrense por 03 a 02, com um dos gols do Peri da futura promessa do futebol, Leocádio Consul, quando no final do jogo, os diretores da equipe paranaense, foram consultar o técnico Uruguaio Félix Magno, sobre o meio atacante mafrense, o mesmo comentou “Não vale a pena, ele é muito mirradinho”.

Esses comentários do técnico do Ferroviário foram à primeira decepção de Leocádio Consul no futebol, onde seu pai queria que ele fosse, mas apareceu outro ferroviário, o Operário Ferroviário de Ponta Grossa.

O diretor do Operário de Ponta Grossa, Lauro Paes, sabendo do desinteresse do Clube Atlético Ferroviário, pela jovem promessa do futebol catarinense, entrou na jogada e falou com Pedro Consul, pai de Leocádio, eu quero leva-lo para o Operário, me deixe ele comigo, em minha casa por duas semanas, para fazer um teste e me responsabilizo.

LONDRINA – Não só deu certo no Operário, onde começou sua trajetória vencedora no futebol, acabou despertando o interesse do Londrina Esporte Clube, onde o presidente Carlos Antônio Franchello, veio até Mafra falar com o pai de Leocádio, o senhor Pedro Cônsul, para comprar o passe desta preciosa joia.

O presidente do LEC pagou pelo passe a quantia de 01 milhão de cruzeiro em dois cheques, 600 mil a vista e mais 400 mil para ser descontado mês a mês, onde era tanto dinheiro, que até o gerente do banco, perguntou ao seu pai, quando apareceu com aquele cheque para ser trocado, onde arrumou aquilo.

PALMEIRAS – Com seus 19 anos de idade, Leocádio Consul desembarcou em Londrina em 1963, ficando por quatro temporadas, até o ano de 1967, marcando muitos gols e foi o sétimo maior artilheiro até hoje da história da equipe londrinense, surgindo o interesse do Palmeiras, numa negociação que não deu certo.

O Palmeiras de São Paulo do técnico Aymoré Moreira foi jogar em 1967, contra uma seleção do norte do Paraná em Apucarana na inauguração do estádio Paulo Pimentel.

Antes do amistoso o ponta direita Gildo, não se sentiu muito bem e o Palmeiras que tinha interesse pelo atacante Leocádio, fez o convite para ele defender as cores palmeirense nesta partida amistosa, onde a equipe de São Paulo, acabou vencendo por 03 a 00, com gols de Ademir da Guia e Rinaldo (02).

Começou ali a frustação de Leocádio em defender o Palmeiras, onde seus diretores deixaram a passagem de avião para ir a São Paulo, para tratar do contrato com a equipe paulista.

Antes de seguir para São Paulo, Leocádio Consul veio a Mafra, visitar sua família e depois de um mês foi até Londrina, para saber o que tinha acontecido, o porque não deu certo a transação para o Palmeiras.

Um empresário sabendo do interesse do Palmeiras negociou o passe de Leocádio, com o Londrina, onde estava certo o valor em torno de 30 mil cruzeiros com a equipe paulista, mas o mesmo acabou pedindo 90 mil cruzeiros, que acabou desistindo de sua contratação.

FERROVIÁRIA – Sabendo da pilantragem deste empresário, Leocádio Consul não quis mais continuar no Londrina e este empresário falou para ele viajar até São Paulo, que tinha o negociado com uma equipe paulista.

Leocádio viajou a São Paulo, pensando que o clube era o Palmeiras, mas o empresário não disse qual era o time e chegando a capital, foram para outra cidade, quando ficou sabendo que fora vendido para a Ferroviária de Araraquara, onde acabou jogando por 02 anos.

APUCARANA – Da Ferroviária o mafrense Leocádio foi emprestado para o Apucarana, pelo período de três meses para disputar o paranaense, depois seguiu para o Metropol de Criciúma.

METROPOL – Ao chegar a Criciúma onde nasceu seu filho Sérgio, o Metropol acabou sagrando-se campeão estadual, mas os sócios das duas mineradoras de carvão, que mantinham o time, não queriam, mas mantém a equipe no profissional.

VASCO DA GAMA – “O patrono do Metropol, Dite Freitas, queria que Leocádio Consul fosse para o Grêmio de Porto Alegre, porque ele era gremista”. No entanto, ele não gostou da experiência em Porto Alegre e voltou para Criciúma. “Foi então que o Dite Freitas disse que estava o negociando com o Vasco da Gama”.

No começo de 1970, ficou acertado que o dirigente levaria o jogador para o Rio de Janeiro para fechar o negócio, até porque o time do Metropol não existia mais. Esta viagem para o Rio de Janeiro nunca terminaria no destino inicialmente previsto. Porque o jogador acabou ficando no meio do caminho e acabou na cidade de Curitiba.

No dia 12 de abril de 1970, quando o avião estava pronto para decolar no aeroporto Afonso Pena com destino ao Rio de Janeiro, para fechar o contrato de Leocádio, com os dirigentes do Vasco da Gama que o aguardavam, juntamente com Dite Freitas, ex-patrono do Metropol de Criciúma, um senhor distinto entrou no avião e mudou toda a trajetória da carreira do mafrense.

Este senhor pediu para a tripulação aguardar, se apresentou como Eli Thomaz de Aquino, vice-presidente do Coritiba Foot Ball Clçube, que ele precisava falar com Dite Freitas e Leocádio Consul.

Este vice-presidente fez uma proposta para Leocádio e comentou, queremos que ele fique em Curitiba.

CORITIBA – No Coritiba Foot Ball Clube, o mafrense ficou conhecido como um dos grandes craques que por ali passaram, onde até mesmo o técnico Elba de Pádua Lima, o Tim, costumava dizer, Leocádio Consul foi o melhor jogador que ele trabalhou em toda sua carreira e foi o primeiro nome que a diretoria pensou em contratar para substituir, quando ficou sem o ídolo Dirceu Kruger, nascia ali um novo craque para o futebol brasileiro.

A estreia de Leocádio com a camisa do Coritiba, foi no dia 13 de abril de 1970 num jogo amistoso, contra o CSKA da Rússia, ficando na equipe paranaense até o ano de 1974, onde ganhou muitos títulos e o reconhecimento no futebol brasileiro, foi artilheiro com cinco gols numa das duas excursões que o Coxa fez no começo dos anos 70 ao exterior, venceu três campeonatos estaduais, o Torneio Internacional de Verão de 1971 e o Torneio do Povo de 1973.

FINAL DE CARREIRA – Com seus 30 anos de idade, Leocádio Consul voltou para o Londrina em 1974, equipe que já defendera por 04 temporadas no inicio de sua carreira e foi seu último clube, encerrando sua vitoriosa carreira, marcando seu nome no futebol brasileiro.

A estreia de Leocádio com a camisa do Coritiba, foi no dia 13 de abril de 1970 num jogo amistoso, contra o CSKA da Rússia, ficando na equipe paranaense até o ano de 1974, onde ganhou muitos títulos e o reconhecimento no futebol brasileiro

Equipe do Londrina Esporte Clube que Leocádio, defendeu por quatro temporadas de 1963 a 1967

Hoje com seus 70 anos de idade, Leocádio Consul com a camisa do Londrina, onde recebeu uma bonita homenagem no mês de dezembro de 2014

No mês de dezembro de 2014, o mafrense Leocádio Consul agachado com a bola, como reconhecimento pelo o que representou para o Londrina Esporte Clube, equipe que defendeu nos anos de 1962 a 1964 e depois de 1975 a 1976, quando encerrou a carreira devido uma contusão no joelho, foi homenageado numa festa no mês de dezembro/2014, com ídolos que defenderam o “Tubarão” na década de 70

O mafrense Leocádio Consul, com a camisa do Coritiba Foot Ball Club, equipe que defendeu de 1970 á 1974, onde ficou conhecido como um dos grandes craques que por ali passaram

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Nelson Hugo Sellmer

    Sou torcedor do Coritiba e dou o meu testemunho quanto ao brilhante futebol do Leocádio, ídolo inesquecível dos coxas brancas que como eu o viram brilhar com a verde e branca. Lhe desejo saúde.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.