Paciente vai processar o município

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 15/09/2012 - 10h19

Mais um caso suspeito de negligência da saúde pública aconteceu em Itaiópolis. O fato envolveu o paciente Osvaldir Mayeski, de 20 anos, e um médico que trabalha na Fundação Hospitalar Municipal Santo Antônio.

O paciente procurou a reportagem da Gazeta de Itaiópolis, e relatou a sua tristeza e indignação com relação ao atendimento de um médico do Hospital. Segundo ele, no mês de dezembro de 2010 um diagnóstico médico constatou um tumor de células gigantes, que ataca a região do abdômen (bexiga, intestino e cóccix).

O paciente disse que já fez tratamento a base de radioterapia e chegou a fazer, também, uma embolização e cirurgia. De acordo com o paciente, a equipe médica disse que o caso é irreversível, ou seja, incurável e a única coisa que pode ser feita é o tratamento para controlar a dor. O rapaz sofre muitas dores, que são continuas.

Osvaldir explicou que para controlar a dor ele toma medicação controlada. A morfina deve ser administrada de 04 em 04 horas. “Fui ao hospital de Itaiópolis para tomar essa medicação e o médico me chamou de viciado”, disse o paciente.

O queixoso disse que é um paciente oncológico terminal, e mesmo assim o médico o chamou de viciado e drogado. O paciente explicou ainda, que para por fim ao constrangimento, conseguiu uma receita da medicação para ter em casa. Segundo Osvaldir, ele procurou a Secretaria Municipal da Saúde e falou com o secretário para pedir ajuda para comprar a Morfina.

Ele relata, ainda, que o secretário da saúde disse que a verba para o ano de 2012 para a compra de medicamentos esgotou-se no último mês de fevereiro. “Eu espero que algum dia a Secretaria da Saúde possa me ajudar, mas com certeza não vai ser nesse ano de 2012”, explicou.

O paciente disse também, que por ser humilhado e difamado, vai entrar com um processo contra o município. “Fui tratado como drogado, quando mais precisei”, desabafou Osvaldir.

O que diz a Secretaria da Saúde

Por telefone, o secretário da Saúde, disse a Gazeta de Itaiópolis que tem conhecimento do caso do paciente. De acordo com o secretário, a Secretaria da Saúde pode comprar por ano R$ 8 mil sem licitação, mas esse valor é pequeno, perante a demanda que precisa de medicamentos. Acima desse valor é preciso fazer licitação. No caso do paciente, a Morfina é um medicamento diferente e não havia mais dinheiro para a compra, precisando ser licitada. Mas, segundo o secretário, não é possível fazer a licitação de um único medicamento.

José Carlos explicou que os recursos – que podem ser gastos sem licitação, são consumidos nos primeiros meses de cada ano. Ainda, de acordo com o secretário, o paciente não apresentou laudos médicos, exames ou prontuários, para justificar o uso do medicamento Morfina. De acordo com José Carlos, a Secretaria da Saúde está esperando o paciente trazer um parecer médico da equipe de oncologia, justificando a sua enfermidade, para que a Secretaria da Saúde possa ajudá-lo com o tratamento.

- Publicidade -
2 comentários publicados
  1. janaina

    imagine um de nós na pele desse rapaz, e também se fosse um parente do prefeito com certeza iria existir um dinheiro restante ai, que vergonha, quem precisa nunca tem ajuda , agora esses que roubam comem do bom e do melhor dentro de uma cadeia…..estamos no Brasil….espero que tenha solucionado esse caso para esse moço……

  2. carlos

    Como que pode, dinheiro para funcionárias, não precisa licitação……………… coitado

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.