Dois projetos do vereador Michel Silveira foram “retaliados” pela Câmara

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 08/10/2010 - 21h32

O vereador peemedebista, que deixou o cargo na última sessão e investiga o caso das diárias na Câmara de Itaiópolis apresentou dois projetos de lei; um deles pretendia beneficiar estudantes de terceiro grau do município e o outro incentivaria o uso de sacolas retornáveis. Ambos foram rejeitados por sete votos contrários e até os companheiros de bancada de Silveira foram desfavoráveis ao pleito

Pelo menos dois projetos de lei de autoria do vereador Michel Silveira (PMDB) foram rejeitados por unanimidade de votos na última sessão do poder legislativo, realizada na segunda (04). Um dos projetos de autoria do parlamentar, caso fosse aprovado pela Casa, autorizaria o executivo municipal (Prefeitura) a realizar o transporte de alunos vestibulandos do Município de Itaiópolis, quando participarem de provas de vestibular em Universidades e faculdades públicas do estado de Santa Catarina. Silveira disse que o procedimento não oneraria os cofres e que os alunos interessados deveriam agendar o transporte com antecedência.

Alguns vereadores se manifestaram durante a discussão do projeto e argumentaram a incompatibilidade da função em desenvolver projetos que despendam dinheiro do erário. O outro projeto apresentado pelo vereador Michel pretendia instituir o Programa Municipal de Incentivo ao Uso de Sacolas Retornáveis, que teria como principal objetivo a realização de atividades nas escolas, visando esclarecer vantagens ao meio ambiente, do uso de sacolas retornáveis, bem como apresentar opções de acondicionamento do lixo doméstico. Ambos os projetos tiveram parecer favorável em todas as comissões técnicas legislativas, no entanto, até o momento, segundo o vereador não se encontrou um motivo coerente para que os vereadores em sua maioria não os tenham aprovados em plenário, pois os beneficiados são claramente, os alunos e a sociedade Itaiopolense.

O único fato que ter contribuído para a rejeição maciça dos projetos, ambos recusados por sete votos a um, sendo o voto favorável do próprio vereador, é que os dois projetos foram protocolados por Silveira, que está buscando esclarecer a polêmica dos gastos com diárias, realizadas por parte dos vereadores, conforme publicação no jornal A Notícia, que já foi comentada pelo edil outrora. Ficou evidente, que a postura dos demais parlamentares foi de retaliar as iniciativas do vereador, pelo menos, no projeto das sacolas retornáveis.

Diante do fato do vereador Michel Silveira (PMDB) ter apresentado requerimento de informação, para saber os gastos da Câmara com diárias no ano de 2009, a Gazeta de Itaiópolis, após ouvir o pronunciamento do parlamentar sobre o assunto, na sessão de segunda (04), realizou uma entrevista com o parlamentar. Acompanhe como anda o caso.

Gazeta de Itaiópolis: O senhor fez curso de especialização como vereador ou para exercer o mandato?

Vereador Michel: Não realizei cursos no período em que estive na Câmara, me preparei para o exercício do cargo com muita leitura, estudos e acompanhando a população em suas necessidades básicas.

Em momento algum fui contra o custeio de cursos de especialização, ou viagens para angariar recursos para o município, só acredito que, deve ser feitos com responsabilidade e com transparência, trazendo os resultados positivos ao conhecimento da população.
Gazeta de Itaiópolis: O senhor apresentou pedido de informação sobre as diárias individuais dos vereadores? Teve a resposta?

Vereador Michel: Tive resposta agora na última sessão, apenas sobre o valor global, sendo ele de R$ 180.932,50 em diárias e R$ 5.013,62 com telefone corporativo, em 2009. E não individual.

Gazeta de Itaiópolis: O senhor vai recorrer a meios legais para obter os valores das diárias uma vez que não foi informado assim como solicitou?

Esse pergunta o vereador Michel preferiu não comentar. Explicou que vai dialogar com companheiros, para ver qual medida será tomada.

Gazeta de Itaiópolis: Tem idéia de quem recebeu mais em diárias? Situação ou oposição?

Vereador Michel: Não, não tenho, por isso fiz um pedido de informação e não fui atendido.
Gazeta de Itaiópolis: Há especulações de que o senhor tem sido manipulado por lideranças políticas de Itaiópolis. O que tem a dizer?

Vereador Michel: Acredito que quem acompanhou meu trabalho nestes 60 dias que estive na Câmara Municipal, sabe bem da minha posição independente. Minhas atitudes são próprias, só devo satisfação ao povo por isso quero transparência.

Gazeta de Itaiópolis: O senhor apresentou quais projetos na Câmara?

Vereador Michel: Entre outras matérias, como solicitação de calçadas no acesso ao hospital, lixeiras que foram instaladas em parceria com a associação comercial, alteração nos estacionamentos, juntamente com a associação e vereador Alcides, Abertura de Ginásios aos finais de semana, Moções de Aplausos e de Repudio, apresentei projeto para que o executivo municipal realize o transporte de alunos vestibulandos do Município de Itaiópolis, quando participarem das provas de vestibular em Universidades e faculdades públicas do estado de Santa Catarina. Outro projeto é o que Institui o Programa Municipal de Incentivo ao Uso de Sacolas Retornáveis, projeto este que como principal objetivo, teria a realização de atividades nas escolas, visando esclarecer vantagens ao meio ambiente, do uso de sacolas retornáveis, bem como apresentar opções de acondicionamento do lixo doméstico.

Gazeta de Itaiópolis: Por que foram rejeitados?

Vereador Michel: Não sei bem. É uma pena que não foram aprovados e todos os Vereadores foram contrários. Somente eu que votei favorável. O povo é quem perde.

O custo destes projetos não são altos, e podem chegar a zero dependendo de como realizar, sendo que um deles é basicamente um trabalho de conscientização. Talvez com o bom senso da Câmara de Vereadores, e com a devolução de um pequeno percentual repassado pela Prefeitura a esta casa, poderia se suprir os custos.

Gazeta de Itaiópolis: Como o senhor avalia o posicionamento da oposição e da situação?

Vereador Michel: Normal, cada qual faz o seu papel.

Gazeta de Itaiópolis: Comente em linhas gerais o seu trabalho.

Vereador Michel: Peço para que todos conheçam meu trabalho acessando meu blog – michelitaiopolis.blogspot.com e lá terá acesso a todos os pedidos, moções, projetos e demais assuntos referente a minha permanência na Câmara de Vereadores.

Gazeta de Itaiópolis: Tem pretensões políticas futuras?

Vereador Michel: No momento não, mas política muda muito.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Renata Scovini Urban

    É isso aí Michel…
    Cada vez mais precisamos de vereadores como você! Mesmo fora da bancada da câmara, espero que continue seu trabalho investigativo… o povo precisa saber!
    Parabéns!

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.