Agricultores de Itaiópolis e da região participam de reunião sobre o cultivo do fumo orgânico

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 05/08/2013 - 10h10

A Valesul Brasil Tabacos Ltda – Matriz em Santa Cruz do Sul – RS / TNH – Tabacos Novo HorizonteFábrica em Venâncio Aires – RS promoveu na última terça-feira, 30 de julho, em Itaiópolis, uma reunião com fumicultores do município e também dos municípios de Mafra e Major Vieira que produzem Tabaco Orgânico, que na linguagem do dia-a-dia, se refere ao fumo produzido sem o uso de adubos químicos e agrotóxicos.

Além de produtores da região estiveram acompanhando o encontro o extensionista rural da Epagri de Itaiópolis, Enio Frederico Cesconeto, representante da cooperativa UNIPAFI e também produtor de fumo orgânico, João Adelmo Czuika. Também participaram a engenheira Agrônoma da UNIPAFI, Leonira Schlucubier, membro do Sindicato dos Produtores Rurais de Itaiópolis, Hélio Antonio Hack, e o secretário da Agricultura.

A reunião foi conduzida por Adair Cezar Weber, supervisor da empresa nos três estados do sul do Brasil, Sirlei Aparecida Kloppel, coordenadora do projeto orgânico, Cleber Quoos – diretor da Valesul/TNH; Luciano Mass, engenheiro agrônomo da empresa e pelo orientador de produção Orgânica, Laureci Elias Gomes que atua na região.

Um dos assuntos abordados na reunião foi sobre as normas orgânicas de produção vegetal que deve ser seguida pelos responsáveis pelas unidades de produção em conversão ou por sistemas orgânicos de produção.  Estas normas fazem parte do Programa Orgânico Nacional (NOP) e Comunidade Européia (CE), que abrange produtos agrícolas não processados e está estruturado de forma que todo operador que deseja ser certificado deve apresentar a certificadora um Plano de Manejo Orgânico escrito, detalhando como as exigências descritas nas normas serão atendidas. Esse plano serve como aplicação para a certificação, tal como um registro atualizado das atividades do empreendimento em relação às normas NOP e CE.

A coordenadora do projeto salientou que a produção dentro das conformidades através das normas exigidas é importante para a saúde do produtor e também para o meio ambiente.

Para quem produz também o fumo convencional e para não contaminar a produção final do tabaco orgânico é necessário ainda usar equipamentos e instalações exclusivas para o seu manejo.

O supervisor da empresa lembrou aos produtores que além do acompanhamento de uma boa assistência técnica é preciso levar-se em conta os principais fundamentos para a produção de boas mudas, o manejo das lavouras, os tratos culturais com a aplicação de produtos indicados pela empresa, aprovados pela certificadora ECOCERT e também manter a unidade de produção bem organizada.

Segundo dados apresentados pela Valesul/TNH, a empresa comprou na safra 2011-2012; 12 Milhões de quilos de fumo orgânico. Na safra passada – 2012/2013; 19 Milhões de quilos e estima comprar nesta próxima safra – 2013/2014 o volume de 22 milhões de quilos do produto.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Bruno Exequiel Barabach

    Boa Noite
    Este ano me formo no Colégio Agrícola de Canoinhas SC Cedup Vidal Ramos.
    E gostaria de estagiar na empresa TNH Tabacos Novo Horizonte por atuar no beneficiamento e exportação de tabaco dos tipos Virgínia, Burlei, e Orgânico que esta crescendo e se desenvolvendo muito bem em nossa região, venho através deste e-mail vir pedir estagio em vossa empresa.
    Conto com o Sr.
    Att!

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.