Falta uma semana para a data final em que é possÃvel arrumar pendências com a Justiça Eleitoral e garantir a oportunidade de votar nas eleições deste ano. Vai até o dia 7 de maio o prazo para pedir transferência de local de votação, regularizar o tÃtulo de eleitor (caso esteja cancelado ou suspenso, por ter perdido alguma votação), ou fazer o documento pela primeira vez.
Durante os últimos três dias, estima-se o atendimento de aproximadamente 85 mil eleitores. Os procedimentos são simples e levam em média cinco minutos apenas, de acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).
Para quem está em uma dessas condições não ficar sem o direito de votar, basta ir ao cartório do local onde pretende votar. Mas tem que levar o documento de identidade e um comprovante de residência recente, obrigatórios, para poder deixar tudo certo em apenas uma ida. Também é possÃvel agendar o atendimento pela internet.
Para pedir a segunda via do tÃtulo eleitoral, caso tenha perdido o documento, o prazo é maior: vai até 25 de setembro de 2014. O procedimento é feito na hora e sem custos, basta a apresentação de um documento de identidade oficial com foto.
Regularização pode ser feita em qualquer cidade
O eleitor que estiver com seu tÃtulo cancelado pode procurar qualquer cartório eleitoral, não apenas o da sua cidade, e regularizar sua situação. Para isso basta pagar a multa de R$ 3,51 por cada eleição em que faltou.
Cabe lembrar que, geralmente, o eleitor tem o tÃtulo cancelado por deixar de votar, e não justificar sua ausência à s urnas, em três eleições consecutivas.
Se a situação da inscrição estiver “regular”, está tudo certo e o eleitor já está apto para participar das eleições deste ano.
Votar é o obrigatório
Segundo a legislação eleitoral, todo brasileiro nato ou naturalizado, alfabetizado e com idade entre 18 e 70 anos é obrigado a votar. Jovens com 16 anos e idosos acima de 70 anos podem votar, mas não são obrigadas.
As eleições deste ano serão realizadas no dia 5 de outubro. O segundo turno, caso ocorra, será no dia 26 de outubro.
Cartórios farão plantões de 5 a 7 de maio para atender eleitor
A Justiça Eleitoral catarinense fará plantões durante os dias 5, 6 e 7 de maio, das 9h às 19h, em todos os cartórios eleitorais para facilitar o atendimento e o comparecimento dos cidadãos que ainda não realizaram esses procedimentos.
Nos cartórios onde existir Central de Atendimento ao Eleitor o perÃodo extraordinário já começou nesta semana e vai até o último dia. Nesses locais, o horário de atendimento ao público acontecerá das 9h à s 19h durante os dias úteis, e das 9h à s 16h nos finais de semana.
