Cogumelo gigante é encontrado em Itaiópolis

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 07/05/2014 - 21h17

Na última sexta-feira (2), quando começou a se decompor, foi cuidadosamente removido pela estudante de biologia da Universidade do Contestado (UnC), Campus de Mafra (SC), Rosilene Micta, e enviado no mesmo dia para Florianópolis, para receber os cuidados necessários à conservação e ser utilizado nas pesquisas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nesta data, quando já tinha cessado o crescimento, atingiu o diâmetro de 77 cm e pesou 25 Kg.

O cogumelo gigante será desidratado e ficará na coleção do Laboratório que pesquisa fungos (cogumelos) do Departamento de Botânica da UFSC. O professor Dr. Elisandro Ricardo Drechsler-Santos, responsável pelo laboratório, vai estudar o DNA do cogumelo para descobrir a espécie e fazer outras pesquisas científicas.

O cogumelo ou fungo gigante também fará parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica Rosilene Micta da UnC que recebeu um treinamento especial do laboratório da UFSC que pesquisa os fungos em Santa Catarina. Drechsler-Santos, especialista na área, é seu orientador.

O local onde o cogumelo gigante foi encontrado é de transição entre dois ecossistemas, a Mata de Araucárias e a Mata Atlântica densa do vale do Rio Itajaí. A exuberante diversidade de cogumelos da Mata Atlântica da região norte de Santa Catarina pode ser vista no site do Instituto Rã-bugio.

A notícia sobre a descoberta deste cogumelo gigante em Itaiópolis (SC) foi divulgada por vários jornais e portais de internet do Brasil inteiro e despertou interesse de pesquisadores. Além do professor da UFSC, um professor da Universidade de São Paulo (USP) também queria a doação do cogumelo para suas pesquisas. Foi dada a preferência para a UFSC, sobretudo porque envolvia a acadêmica itaiopolense de Rio da estiva, estudante de biologia Rosilene Micta, que se empenhou muito para que o cogumelo chegasse ao laboratório da UFSC em boas condições para ser aproveitado nas pesquisas científicas.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.